Carregando agora

Capixaba de 10 anos vence leucemia posteriormente terapia inédita no Brasil

Capixaba de 10 anos vence leucemia após terapia inédita no Brasil

Capixaba de 10 anos vence leucemia posteriormente terapia inédita no Brasil

Os profissionais do Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória, em Vitória, principalmente os que atuam no Núcleo de Trabalho de Onco-Hematologia (NTOH/HINSG), têm muito o que comemorar com a recuperação do paciente Lorenzzo Bom Costa, de 10 anos. Lorenzzo foi a primeira párvulo a fazer tratamento imunológico para leucemia no Brasil e hoje comemora um ano livre da doença, com sua história de superação ganhando destaque em todo o país.

“Para nós do Núcleo de Trabalho de Onco-Hematologia, que acompanhamos Lorenzzo de perto, ver seu impacto e a possibilidade concreta de tratamento é muito emocionante e simbólico. É a frase do propósito que nos move diariamente, que é oferecer às crianças e adolescentes capixabas, que enfrentam o cancro, o melhor tratamento verosímil disponível”disse emocionada a encarregado do NT-OH/HINSG, Tânia Bitti.

O paciente foi submetido à terapia conhecida uma vez que CAR T-Cell (Chimeric Antigen Receptor T-Cell). Para recebê-lo, Lorenzzo precisou seguir todos os protocolos necessários e, com o trabalho de toda a equipe multidisciplinar do NTOH/HINSG, o paciente passou a ter condições clínicas adequadas para a realização do procedimento. O processo foi realizado em agosto de 2024, no Hospital Israelita Albert Einstein (SP), em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Esteio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) e faz secção de um estudo galeno para tratamento de leucemia e linfoma.

Para o diretor universal do HINSG, Clio Zanella Venturim, a história de Lorenzzo mostra, além da superação do paciente, a dedicação dos profissionais do HINSG na procura contínua pelo aprimoramento técnico, muito uma vez que nas discussões multidisciplinares com grupos multicêntricos.

“O Hospital da Moçoilo é uma unidade que se destaca não só pela assistência e atendimento a crianças e adolescentes, mas pela procura contínua dos profissionais pelo aprimoramento técnico e estudos multicêntricos, que trazem benefícios para todos nós. Ou por outra, uma vez que núcleo de referência estadual no combate ao cancro infantil, ter o primeiro paciente submetido à terapia com Células Car-T é um marco histórico e, ao mesmo tempo, um grande compromisso e responsabilidade”destacou o diretor-geral.

Embora já esteja em remissão há um ano, o pequeno Lorenzzo continua em seguimento pela equipe multidisciplinar do HINSG, até a tão esperada subida médica.

“Ver Lorenzzo chegar até cá nos enche de esperança e reafirma nossa responsabilidade de continuar no caminho da ciência, com carinho e totalidade comprometimento com o horizonte das crianças e adolescentes que estão sob nossos cuidados”disse Tânia Bitti.

nascente da materia

Share this content:

Publicar comentário