Carregando agora

Carnaval de Vitória cresce e vinco o número de noites de desfiles do Grupo Privativo

Carnaval de Vitória cresce e dobra o número de noites de desfiles do Grupo Especial

Carnaval de Vitória cresce e vinco o número de noites de desfiles do Grupo Privativo

O Carnaval de Vitória terá um novo formato em 2026, com os desfiles do Grupo Privativo acontecendo em duas noites, nos dias 6 e 7 de fevereiro. Dez escolas de samba realizarão suas apresentações no Sambão do Povo, e a venda de ingressos será anunciada em breve.

A decisão foi tomada pela Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Privativo (Liesge) e pelas agremiações, com o incentivo da Prefeitura Municipal de Vitória. O objetivo é aprimorar a organização, a segurança e a valorização do espetáculo. A novidade feição procura solucionar antigos problemas, uma vez que os atrasos e as apresentações sob o sol, que ocorriam no formato de noite única com sete escolas, em vigor desde 2015.

“Serão duas noites porque o nosso carnaval está crescendo. Com carros alegóricos cada vez maiores, os espaços na concentração e na dissipação do Sambão do Povo estão cada ano mais disputados. Vale lembrar que em outubro de 2024, o regulamento foi desfigurado, permitindo que as alegorias ganhassem até dois metros a mais de fundura, chegando a 11 metros”, afirmou Edson Neto, presidente da Liesge. Ele também confirmou que a data do evento, no término de semana que antecede o carnaval no restante do país, será mantida.

As escolas de samba já definiram seus enredos, que abordarão temas uma vez que ancestralidade, espiritualidade, natureza e homenagens a personalidades regionais. A proposta é levar à avenida reflexões sociais, ambientais e culturais, reforçando a identidade do Carnaval capixaba.

 

Confira a ordem dos desfiles e os enredos do Carnaval de Vitória 2026:

Sexta-feira, 6 de fevereiro

Pega no Samba: “Okê Mestiço Sete Flechas – Guardião avoengo da natureza”, sobre a história e simbologia do Mestiço Sete Flechas, destacando povos originários e espiritualidade.

Novo Poderio: “Aruanayê – Guardiãs dos mistérios ancestrais”, uma celebração ao protagonismo feminino com narrativas de xamãs africanas e guerreiras indígenas.

Unidos de Jucutuquara: “Arreda varão que aí vem mulher”, homenagem a Maria Padilha, figura associada a mitos de magia, sedução e poder místico nas religiões afro-brasileiras.

Mocidade Unida da Glória (MUG): “O quotidiano virente de Teresa”, em homenagem à naturalista, exploradora e princesa alemã Teresa da Baviera, que visitou o Espírito Santo em 1888.

Imperatriz do Possante: “Xirê: Festejos às Raízes”, um enredo para festejar a ancestralidade e exaltar as raízes dos componentes do Possante São João.

 

Sábado, 7 de fevereiro

Rosas de Ouro: “Escrito nas Estrelas”, explorando a astromância e sua influência na história da humanidade.

Unidos da Piedade: “Papo Furado”, uma homenagem a um dos mais importantes sambistas do Espírito Santo, fundador da clube e primeiro tradutor do estado.

Independente de Boa Vista: “João do Congo: A voz que dança nas folhas da resistência”, enredo que homenageia a cultura do Congo de Máscaras de Roda D’Chuva, em Cariacica, e a figura folclórica João Bananeira.

Chegou o Que Faltava: “Orí – Sua cabeça é seu guia”, um invitação à reflexão sobre a força sagrada do Orí, que representa a cabeça e o sorte de cada tipo.

Andaraí: “Oxumarê: a serpente que une o firmamento e a terreno”, com o qual a escola celebra sua própria história e espiritualidade, destacando a influência dos orixás.

Nos barracões, as escolas já estão em intensa preparação. A expectativa da Liesge é que as mudanças e os novos enredos qualifiquem ainda mais os desfiles e consolidem o carnaval capixaba uma vez que um dos mais importantes do Brasil.

nascente

Share this content:

Publicar comentário