Carregando agora

Carnaval: porquê manter a saúde durante a folia

Carnaval: como manter a saúde durante a folia

Carnaval: porquê manter a saúde durante a folia

O período do maior partido popular do Brasil está chegando: Carnaval. Mas durante a folia, em dias de diversão e alegria, é importante manter alguns cuidados de saúde essenciais e higiene pessoal para aproveitar a sarau com segurança e bem-estar.

Com isso em mente, os técnicos do Departamento de Saúde (SESA) listaram 10 dicas que podem ser seguidas para aproveitar cada minuto do feriado.

O nutricionista e a referência técnica de Sesa em provisões e nutrição, Raiany Boldrini Christes Jalles, destaca a valia de manter uma dieta ligeiro e equilibrada durante os dias da folia para prometer a pujança necessária e manter o funcionamento adequado do corpo, destacando a premência dos três Refeições principais do dia (moca da manhã, almoço e jantar).

“Opte por uma dieta equilibrada com carboidratos e proteínas, vitaminas e minerais. É importante consumir fibras presentes em frutas, vegetais, grãos integrais e legumes, sempre evitando provisões que são por longos períodos expostos a temperaturas inadequadas, e que podem motivar diarréia, vômito, febre e hospitalização podem ser necessárias ”.esses.

Ela lembra que, além dos provisões, é precípuo manter a hidratação adequada para o bem-estar do corpo.

“A hidratação é precípuo para o funcionamento adequado do corpo e combinada com boa dieta durante o carnaval, ajuda seu bem-estar. Para foliões que consomem álcool, a ponta é sempre tomar com moderação e, para cada vidro ou ração de álcool, é recomendável manducar um copo de chuva logo depois ”guiado.

Além de provisões e hidratação, é precípuo cuidar da saúde da pele, levando em consideração o período de altas temperaturas e sol intenso que cobre o carnaval.

Dermatologista do Meio Regional de Especialidades Metropolitanas (CRE Metropolitan), Renildes Leia Bertoli Gasparini, listou alguns cuidados necessários para preservar a saúde da pele, porquê a hidratação e o uso da proteção solar.

“Antes de trespassar de moradia, devemos seguir três etapas essenciais: um banho para limpar, sempre usando produtos adequados para cada tipo de pele. Em seguida, faça a hidratação e, finalmente, aplique um bom filtro solar com FPS 30+ em todo o corpo, sem olvidar os óculos de sol, chapéus ou bonés e roupas leves para evitar irritação na pele ”ele explicou.

Outrossim, o médico também aconselhou o uso do protetor labial, observando que a pele dos lábios é mais delicada e vulnerável ao sol.

“Se você quiser fazer pinturas, evite o uso de tintas de restrição para emprego da pele. Tente usar a boa qualidade e maquiagem específica para esse término, sempre dando a data de validade para evitar alergias ”avisado.

Atenção privativo para os idosos

Carnaval é para todos e a folia não tem limite de idade. No entanto, os foliões mais de 60 precisam adotar alguns cuidados para prometer a diversão com o bem-estar e a segurança.

Portanto, a referência técnica do varão de Sesa e dos idosos, Lucimar Ventorin, reafirma a premência de cuidados anteriores, porquê boa dieta, hidratação, uso de roupas leves e zelo com consumo de álcool, mas destaca alguns sinais que devem gerar atenção a esse público .

“Precisamos estar cientes dos sinais de desidratação e exaustão pelo calor, porquê boca seca, sede intensa, fraqueza, confusão ou tontura. Se você notar qualquer desses sintomas, procure um lugar lícito e hidrate imediatamente. Se os sintomas continuarem, o ideal é procurar ajuda médica ”guiado.

As dicas:

  1. Hidratação regular: É precípuo tomar chuva regularmente, mesmo que você não sinta sede. Incentive os idosos a permanecer hidratados oferecendo chuva isotônica ou bebidas.
  2. Evite bebidas alcoólicas e com a cafeína, pois eles podem contribuir para a desidratação.
  3. Protetor solar: Aplique protetor solar com fator de proteção adequado e reaplique a cada duas horas, mormente se você estiver suando ou depois de nadar. Isso ajuda a evitar queimaduras solares e danos na pele.
  4. Roupas leves: Use roupas leves, leves e feitas de tecido que permitam a transpiração. Isso ajuda a manter a temperatura corporal mais baixa.
  5. Use chapéusÓculos de sol e óculos de sol para minimizar a exposição ao sol
  6. Exposição ao sol Nos horários de pico: sempre que provável, evite a exposição direta ao sol durante os horários mais quentes do dia, geralmente entre 10h e 16h. Procure sombra e faça intervalos regulares em ambientes frescos.
  7. Feed de luz: Opte por refeições leves e saudáveis, ricas em frutas e vegetais, que ajudam na hidratação e fornecem nutrientes essenciais para o corpo.
  8. Desvelo com o uso de tintas e maquiagem da pele. Opte por produtos e produtos específicos para esse término para evitar alergias.
  9. Descanse entre os dias da sarau: Recupere as energias para aproveitar ao supremo.
  10. Reconheça os sinais de alerta: Boca seca, sede intensa, fraqueza, confusão ou tontura podem ser sinais de desidratação e/ou insolação. Se você notar qualquer desses sintomas, procure um lugar lícito e hidrate imediatamente. Se os sintomas permanecerem, o ideal é procurar o serviço de saúde mais próximo.

nascente da materia

Share this content:

Publicar comentário