Casagrande participa de novidade reunião do Fórum de Governadores em Brasília
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participou, nesta quinta-feira (28), da 15ª reunião do Fórum Pátrio de Governadores, que aconteceu em Brasília (DF). A reunião contou com a presença de chefes de executivos estaduais, além dos ministros da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; Felicidades, Nísia Trindade; e Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Miséria, Wellington Dias.
Durante sua apresentação, o ministro Lewandowski abordou mais uma vez a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que tratará da segurança pública. A minuta inicial do texto já havia sido apresentada em agosto aos governadores do Sul e Sudeste, durante a 11ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizada em Pedra Azul, na Serra do Espírito Santo.
Casagrande parabenizou o aprofundamento das discussões sobre o tema, mas destacou a valor dos Estados manterem sua autonomia:
“Esse tema é prioritário em todo o Brasil e parabenizo a decisão do Governo Federalista de assumir um papel maior na questão da segurança pública. É bom fortalecer as forças de segurança da União, ampliando as parcerias com os governos estaduais e municipais. A única salvaguarda que tenho, e já fiz em reunião com o presidente Lula há algumas semanas, é que é preciso expelir toda menção e qualquer incerteza que possa surgir sobre a interferência da União no Estado.”ele afirmou.
O ministro da Justiça e Segurança Pública informou que todas as sugestões dos governadores serão analisadas e que a expectativa é que a PEC seja submetida ao Congresso Pátrio no início do próximo ano. Ainda durante a reunião do Fórum, os governadores discutiram a atuação do Governo Federalista no combate à dengue nos estados e a implementação da Reforma Tributária.
Share this content:
Publicar comentário