Carregando agora

Casagrande sugere tratado de cooperação entre o Consórcio Brasil Verdejante e a Associação Climática dos EUA.

Casagrande sugere acordo de cooperação entre o Consórcio Brasil Verde e a Aliança Climática dos EUA.

Casagrande sugere tratado de cooperação entre o Consórcio Brasil Verdejante e a Associação Climática dos EUA.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participou, nesta quinta-feira (05), de reunião com membros da United States Climate Alliance, entidade que reúne 24 estados da América do Setentrião, durante o Fórum de Líderes Locais COP30, no Rio de Janeiro (RJ).

Casagrande, que preside o Consórcio Brasil Verdejante – atualmente formado por 15 estados brasileiros – sugeriu a formalização de uma associação de cooperação e intercâmbio entre as duas organizações.

“É fundamental que líderes regionais de diferentes países se reúnam em torno da agenda climática global. Oriente encontro entre o Consórcio Brasil Verdejante e a Associação Climática dos Estados Unidos fortalece a colaboração concreta para enfrentar as mudanças climáticas.afirmou o governador do Espírito Santo.

Casagrande destacou que o Consórcio Brasil Verdejante procura incentivar a adoção de políticas climáticas estruturadas em todos os estados brasileiros, promovendo planejamento, metas, cooperação técnica e desenvolvimento de projetos, em associação com diversas instituições. Por isso, sugeriu a geração de um grupo de trabalho para estruturar um memorando de entendimento entre as entidades.

“Nossas expectativas com esse intercâmbio são muito positivas. Queremos estabelecer oficialmente um ducto para troca de boas práticas. Os estados brasileiros têm iniciativas relevantes e queremos que esta COP represente um passo decisivo para viabilizar os investimentos”reforçou o governador.

A reunião contou com a presença do presidente da Associação Climática dos Estados Unidos, do governador de Wisconsin, Tony Evers; a governadora do Novo México, Michelle Luján Grisham; a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; e o ex-governador de Washington Jay Inslee. Também estiveram presentes o secretário executivo do Consórcio Verdejante Brasil, Robson Monteiro, e os representantes do Meio Brasiliano do Clima, Guilherme Syrkis e Vitor Anechini.

Durante os dois dias do Fórum de Líderes Locais COP30, o governador do Espírito Santo participou de painéis e reuniões bilaterais para apresentar iniciativas desenvolvidas no Espírito Santo, uma vez que o Programa de Pagamento Estadual por Serviços Ambientais.

manancial da materia

Share this content:

Publicar comentário