Centros de saúde já emitem autorização para recolha gratuita de pensos higiénicos
A partir desta terça-feira (28), foi ampliado o chegada a absorventes higiênicos gratuitos por meio do Programa Distinção Menstrual. Além do aplicativo Meu SUS Do dedo, os beneficiários agora podem solicitar autorização para retirada de itens presencialmente em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) do país. A medida, anunciada pelo Ministério da Saúde, procura superar as barreiras digitais e facilitar o chegada ao mercê. A coleta de absorventes continua sendo realizada nas farmácias credenciadas ao Programa Farmácia Popular.
A novidade foi anunciada pela secretária de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Ana Luiza Caldas, durante o lançamento do Fórum Mulheres na Saúde. Com a escolha, pessoas que atendem aos critérios do programa, mas têm dificuldade para usar o aplicativo, podem procurar uma UBS.
Segundo o ministério, qualquer profissional de saúde, inclusive Agentes Comunitários de Saúde (ACS), pode imprimir o documento de autorização. A iniciativa também permitirá a identificação de novos beneficiários elegíveis durante os atendimentos de rotina.
“A partir de agora, as mulheres poderão enunciar formulário de autorização para retirada de absorventes em qualquer uma das mais de 44 milénio Unidades Básicas de Saúde do país. Todos os profissionais poderão enunciar essa autorização”, destacou a secretária Ana Luiza Caldas. “Continuaremos incentivando o uso do aplicativo Meu SUS Do dedo, mas trazemos essa novidade escolha para facilitar o chegada a um insumo principal para a saúde e o bem-estar de meninas e mulheres.”
Outra mudança anunciada é que adolescentes de 12 a 16 anos poderão retirar absorventes nas farmácias sem a premência de estarem acompanhados dos pais ou responsáveis.
Segundo dados do governo federalista, desde a implantação do programa em 2024, mais de 2,5 milhões de pessoas foram atendidas, com a distribuição de mais de 376 milhões de absorventes menstruais.
Porquê funciona
O programa estabelece duas formas de obtenção do documento necessário para a retirada dos itens. A autorização é válida por 180 dias.
. Presencial (novidade opção): A pessoa deve se guiar a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e solicitar a sensação da autorização de um profissional de saúde.
. Do dedo (já existente): O beneficiário pode minguar o Meu aplicativo SUS Do dedoacesse a seção “Programa Distinção Menstrual” e clique em “Exprimir autorização”.
Com autorização (impressa ou do dedo) e documento solene de identificação com foto e número de CPF em mãos, o beneficiário deverá se guiar a uma farmácia credenciada no Programa Farmácia Popular para retirar os absorventes.
Cada pessoa tem recta a 40 unidades de absorventes para cada período de 56 dias (considerados dois ciclos menstruais).
Quem tem recta
O Programa Distinção Menstrual é direcionado a pessoas com idade entre 10 e 49 anos, cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) e que atendam a pelo menos um dos seguintes critérios:
. Ter renda mensal de até R$ 218;
. Ser estudante de baixa renda na rede pública de ensino;
. Estar sem teto (sem limite de renda).
Share this content:



Publicar comentário