Conceição da Barra celebra tradições centenárias na Sarau de São Benedito e São Sebastião
Conceição da Barra vive um clima de celebração com a tradicional Sarau de São Benedito e São Sebastião, realizada pela Associação de Folclore de Conceição da Barra. O evento integra o Encontro dos Grupos Folclóricos do Município e reúne importantes manifestações da cultura popular lugar.
A Sarau de São Benedito e São Sebastião é um projeto da Associação de Folclore de Conceição da Barra, realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult). O evento conta ainda com o esteio da Prefeitura de Conceição da Barra e da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan).
A solenidade atravessa o mês de janeiro e acontece em três localidades. Iniciada na sede de Conceição da Barra, a programação segue de 9 a 11 de janeiro na comunidade de Barreiras e se encerra em Itaúnas, entre os dias 15 e 20 de janeiro. Todas as atividades são gratuitas.
O Jongo é uma das expressões culturais presentes na programação. Trata-se de uma dança de roda marcada pelo som dos tambores e do reco-reco, também publicado uma vez que canzá. Tradicionalmente, os instrumentos são tocados pelos homens, que também improvisam os versos, enquanto as mulheres dançam na roda. O Jongo influencia outras manifestações culturais do município, uma vez que o forró de Itaúnas, que incorporou alguns de seus passos. Posteriormente as apresentações, a programação segue com Forró de Sapezeiro e o tentativa universal do Ticumbi de São Benedito, do Rabino Berto.
O rei de congo do Ticumbi, Jonas Balbino, explica que a revelação cultural existe em Conceição da Barra há mais de 300 anos. “Vem da nossa ancestralidade, dos meus avós, tios e pai. Hoje, as novas gerações dão ininterrupção a essa tradição. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas ao longo do caminho, a fé prevalece”, afirma.
Outra atração importante é o Reis de Boi, revelação semelhante à Folia de Reis, pois ambas anunciam o promanação do Menino Jesus e a chegada dos Três Reis Magos. A principal diferença está na presença da figura mítica do boi, elemento generalidade tanto às culturas africanas quanto europeias. A tradição também guarda semelhanças com o Bumba Meu Boi, do Maranhão, que aborda a morte e ressurreição do bicho.
O Reis de Boi traz personagens fantásticos, uma vez que o lobisomem, além de figuras da fauna lugar, uma vez que o tatu. As apresentações começam com a segmento religiosa, em frente à igreja, e depois seguem em cortejo pelas casas da comunidade.
Barreiras
Em Barreiras, a programação tem início no dia 9, às 18h, com apresentações dos Reis de Boi dos mestres Nilo, Euclides, Dito, Nenê e Antônio Conceição. No dia seguinte, às 21h, haverá show de forró. No domingo (11), último dia das atividades na comunidade, a programação começa às 10h, com a missa em homenagem a São Benedito das Piabas, seguida do Ticumbi de São Benedito.
À tarde, apresentam-se os Jongos de São Cosme e Damião, Sant’Ana, São Benedito das Piabas e Nossa Senhora Aparecida. O fecho acontece às 15h, com as Pastorinhas.
Itaúnas
De Barreiras, a sarau segue para Itaúnas, onde ocorre de 15 a 20 de janeiro. Todos os dias haverá novena a São Sebastião, às 19h, na Igreja da Terreiro. No dia 15, posteriormente a novena, acontecem as apresentações do Reis de Boi da Vila e o tentativa universal do Ticumbi de Itaúnas.
Na sexta-feira (16), a programação começa às 8h, com a chegada do Ticumbi de Itaúnas à ponte do região. Às 17h, ocorre a tradicional fincada do mastro de São Sebastião. Posteriormente a novena, às 19h, será apresentado o I Ato do Alardo de São Sebastião, encenação que faz referência às Cruzadas medievais, com mouros vestidos de vermelho e cristãos de azul, representando a chamada Guerra Santa.
Em seguida, o público confere o Reis de Boi do Rabino Antônio Conceição, além dos Jongos de Sant’Ana e São Bartolomeu. Também estão previstas apresentações de grupos convidados e o tentativa universal do Ticumbi do Bongado, no sítio de João Véio, na comunidade de Santa Isabel.
No sábado (17), às 8h, ocorre a chegada do Ticumbi do Bongado, com recepção das Pastorinhas. Às 10h, será celebrada a missa de São Benedito na capela dedicada ao santo. A programação retorna às 13h e segue até 1h30, com diversas apresentações culturais, procissão de São Benedito, o II Ato do Alardo de São Sebastião, jongos, capoeira e Reis de Boi de diferentes mestres.
Antes do II Alardo, será exibido o documentário Alardo e Ticumbi, de 1950, produzido pela Percentagem Espírito-santense de Folclore, à estação coordenada por Guilherme Santos Neves. A obra foi restaurada pela Pique-Bandeira Filmes, por meio do projeto Montão Capixaba – Imagens do Folclore.
No domingo (18), a programação começa pela manhã com missa na Igreja de São Sebastião, às 9h, seguida pelo Ticumbi do Bongado, às 10h30, e pelo Ticumbi de Conceição da Barra, ao meio-dia. À tarde, acontecem apresentações de Jongo, e à noite, posteriormente a novena e a missa, o público confere o Jongo de Santa Isabel e o Samba de São Benedito. Nos dias 19 e 20 de janeiro, a programação se encerra com missa às 19h, na Igreja de São Sebastião.
Serviço
- Evento: Sarau de São Benedito e São Sebastião
- Datas: Província de Barreiras: 9 a 11 de janeiro
- Província de Itaúnas: 15 a 20 de janeiro
- Sítio: região de Barreiras e Itaúnas, município de Conceição da Barra,
- Ingresso: Gratuita
Share this content:



Publicar comentário