Carregando agora

Cuidados remotos: a Regional de Saúde Metropolitana já possui salas de teleconsultamento em mais de 10 municípios

Cuidados remotos: a Regional de Saúde Metropolitana já possui salas de teleconsultamento em mais de 10 municípios

Cuidados remotos: a Regional de Saúde Metropolitana já possui salas de teleconsultamento em mais de 10 municípios

With the inauguration of the teleconsulting room in Cariacica, this Tuesday (08), which offered 35 consultations with a doctor in the area of ​​​​Mental Health, the Secretariat of Health (Sesa) already totals the service in 11 municipalities of the Metropolitan Health Regional (23 in all), with the launches of Marechal Floriano, Domingos Martins, Vila Velha, Guarapari, New Maria de Jetibá, (Paraju), Aracruz, Laranja da Terreno e Santa Leopoldina.

Todas as inaugurações foram assistidas por prefeitos, vice -prefeitos e secretários de saúde, entre outras autoridades. As equipes de saúde envolvidas no processo também estavam presentes. Além desses municípios, o serviço também é oferecido em Cre Metropolitano, com a disponibilidade de 10 salas de teleconsulta, cinco híbridos fixos e cinco.

O Secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, explica que os cuidados remotos aos usuários do Sistema de Saúde Unificados (SUS) são um caminho sem retorno e que cada sala de teleconsulta inaugurada é imediatamente observada a aprovação dos usuários do SUS atendidos nas 12 especialidades médicas oferecidas.

“Uma das maiores dificuldades que enfrentamos na saúde da subida dificuldade hoje é fazer com que os especialistas médicos atuem nos municípios. Nas cidades mais próximas da capital é um pouco mais fácil, mas em outros lugares não tanto. Só para falar sobre a Metropolitan Regional em itena, por exemplo, é difícil encontrar especialistas, o que se oferece para o trabalho em que se oferecem mais de especialistas.adverte o secretário.

Ele também ressalta que essa dificuldade gera uma situação delicada, porque esses pacientes precisam enfrentar as horas da estrada para serem servidas na capital e nos periferia.

“Com as salas de teleconsulta nos municípios, onde já foram implementadas, o absenteísmo atingiu somente 2%. A pessoa está próxima da unidade básica de saúde, eles consultam e depois voltam para morada, para suas tarefas. Esse é um mercê muito grande. Além dos riscos dos pacientes que precisam seguir o caminho.Saltra Hoffmann

Também de combinação com o Secretário, o Serviço de Teleconsulto ainda é muito novo e pode levar tempo para os usuários se acostumarem a uma consulta.

“Mas a recepção é a mesma que a consulta realizada pessoalmente. De indumentária, a teleconsulta tem a presença de um profissional de saúde, o que é um mercê muito importante nesse processo, porque esse profissional somente permite que o paciente saia depois de ter entendido tudo o que foi relatado pelo médico”.destaques.

Para o superintendente da Metropolitan Health Regional, Alexsandro Vimercati, as inaugurações das salas de teleconsulta nesses municípios mostraram quanto o serviço ainda precisa amplificar.

“Eu tenho conversado muito com os pacientes que estão sendo atendidos por teleconsultação por todos os municípios que já passamos. E o que eu ouço o mais positivo é precisamente o indumentária de que o serviço é executado no município em si, sem ter que fazer um grande deslocamento. Dizem que ‘eu me foi prescrito, agora vou voltar para a colheita” para a colheita.enfatiza.

Mas, por outro lado, o superintendente faz um aviso importante sobre a conscientização do paciente de sempre estar consciente da atualização do registro. “É fundamental que os usuários pedem aos atendentes da Unidade Básica de Saúde (UBS) para verificar seu registro se o telefone e o endereço estiverem corretos. Por que podemos entrar em contato com você para informar o dia, a hora e o lugar do seu teleconsulto, consulta ou testes que não são feitos por meio do sistema de regulamentação. a oportunidade do outro para realizar o procedimento, e isso tem um dispêndio para o estado ”Informa.

Os pacientes estão desfrutando do Serviço de Teleconsulta
A técnica de enfermagem Joyce Helena Nickel, moradora de Orange da Terreno, participou pela primeira vez pelo Serviço de Teleconsulto. “Gostei muito, foi uma ótima experiência. Agora, já temos a tecnologia a nosso obséquio. Não precisamos mais mudar daqui, às vezes saindo às 2 da manhã, e a consulta no Cre Metropolitano é somente à tarde e só chegamos em morada, à noite. Agora, eu achei a nomeação ótima, é ótimo ter para transpor cá e só?

O lavrador Rosangela Seifelt também foi somente elogios ao protótipo de teleconsulta laranja da Terreno. “Para mim, está sendo muito bom, porque vou poupar muito tempo, ser respondido cá é muito melhor. Antes, saí ao amanhecer e só cheguei em morada 22:00. Logo voltarei ao meu trabalho no campo.”.

Um morador de Santa Leopoldina, mais especificamente em Mangaraí, a 25 quilômetros da sede, AdiMar Oliveira, achou muito bom o serviço teleconsuo. Ele foi atendido remotamente por um neurologista pela primeira vez neste protótipo. “Antes de eu ter que agendar, admitir o transporte municipal e ir ao hospital de Dório Silva e acabou perdendo tempo e um dia de trabalho. Para a cidade era muito melhor. O supimpa serviço, muito bom, nota 10”.

Porquê especialidades oferecidas via teleconsulta
Existem 12 especialidades médicas contempladas: consulta em angiologia de adultos; Consulta em cardiologia adulta; Consulta em cardiologia pediátrica; Consulta de dermatologia para adultos; Consulta em gastroenterologia adulta; Consulta em neurologia adulta; Consulta em ortopedia adulta; Consulta em pediatria de ortopedia; Consulta de Otorrinolaringologia para Adultos; Consulta em pediatria de otorrinolaringologia; Consulta em psiquiatria adulta; e consulta em urologia adulta.

nascente da materia

Share this content:

Publicar comentário