Carregando agora

Delegação do Espírito Santo participa da lanço pátrio das Paraolimpíadas Escolares

Delegação do Espírito Santo participa da etapa nacional das Paraolimpíadas Escolares

Delegação do Espírito Santo participa da lanço pátrio das Paraolimpíadas Escolares

A delegação capixaba se prepara para simbolizar o Espírito Santo na lanço pátrio dos Jogos Paralímpicos Escolares, que começa nesta terça-feira (26), no Meio Paralímpico Brasiliano (CPB), em São Paulo. O evento é considerado o maior do mundo para alunos com deficiência em idade escolar e vai até o próximo sábado (30).

Nesta edição, 117 jovens atletas capixabas, com idades entre 11 e 18 anos, competirão em sete modalidades: atletismo, bocha, natação, levantamento de peso, tênis de mesa, vôlei sentado e parabadminton. No totalidade, as Paraolimpíadas Escolares terão competições em 13 modalidades esportivas, reunindo atletas de todas as unidades federativas do Brasil.

O secretário de Estado do Desporto e Lazer, José Carlos Nunes, destacou a valimento do evento para o desenvolvimento e inclusão dos atletas. “As Paraolimpíadas Escolares representam uma grande oportunidade de competição, tanto para os alunos que buscam se sobresair no esporte e almejam o cimo rendimento, quanto para a inclusão e desenvolvimento desses jovens. Na última edição alcançamos recorde histórico de medalhas e tenho certeza que nossos jovens atletas vão se superar mais uma vez. Libido a todos uma ótima competição.”Nunes declarou.

Edições anteriores
Na edição de 2023, a delegação capixaba marcou presença com 114 atletas e obteve recorde estadual: 146 medalhas (57 de ouro, 52 de prata e 36 de bronze) no atletismo, petanca, natação e tênis de mesa. Esse número representou um aumento de 34 medalhas em relação à edição de 2022, quando o Espírito Santo atingiu pela primeira vez a marca de 112 medalhas (51 de ouro, 26 de prata e 35 de bronze).

Em 2021, o Estado obteve 76 medalhas (40 de ouro, 19 de prata e 17 de bronze). Em 2019, foram 68 medalhas conquistadas (39 de ouro, 19 de prata e 10 de bronze).

A evolução da delegação capixaba nos últimos anos evidencia o impacto dos investimentos realizados pelo Governo do Estado e o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao paradesporto.

Jogos Paralímpicos Escolares
Realizados desde 2009, os Jogos Paralímpicos Escolares são o maior evento do mundo para crianças com deficiência em idade escolar e reúnem paraatletas de todas as unidades federativas do país.

O objetivo do concurso é incentivar a participação de alunos com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas em todas as escolas do país, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.

Share this content:

Publicar comentário