Dia D da multivacinação acontece neste sábado (18) em todo o Espírito Santo
Neste sábado (18), os municípios capixabas participam da mobilização do Dia D da Campanha de Multivacinação. A ação é pátrio, em parceria com estados e municípios, e visa, além de atualizar os registros vacinais de crianças e adolescentes menores de 15 anos, oferecer o serviço de vacinação para ampliar o entrada à população.
A Campanha de Multivacinação começou no dia 6 de outubro em todo o Espírito Santo com mais de 350 milénio doses distribuídas pelo Ministério da Saúde, e é realizada de forma seletiva, para atingir crianças e adolescentes menores de 15 anos que ainda não receberam as vacinas previstas no Calendário Vernáculo ou que estão com esquemas incompletos. Continua até 31 de outubro. As doses foram distribuídas para 78 municípios capixabas.
Até o momento, foram aplicadas 57.530 milénio doses da estratégia de Multivacinação no Espírito Santo. A expectativa é que mais 15 milénio sejam aplicados neste sábado (18).
Para a Campanha de Multivacinação estão disponíveis as vacinas BCG, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/HB), Poliomielite inativada, Rotavírus, Pneumocócica 10-valente (conjugada), Meningocócica C (conjugada), Meningocócica ACWY (conjugada), Influenza, Covid-19, Febre Amarela, MMR, Tetra. viral, DTP, Hepatite A, Varicela, Difteria e tétano adulto, Tdap e HPV quadrivalente, seguindo os calendários de crianças e adolescentes.
Além desse público, a estratégia de vacinação também oferece a vacina HPV para adolescentes de 15 a 19 anos que não foram imunizados e a vacina contra Sarampo para pessoas de até 59 anos e profissionais de saúde com situação vacinal desatualizada.
A valia de atingir a meta de cobertura vacinal
A manutenção de coberturas vacinais elevadas e homogêneas visa prometer a saúde individual e coletiva, prevenindo surtos, controlando doenças e protegendo os grupos mais vulneráveis de doenças que podem ser prevenidas através da vacinação.
Desta forma, além da proteção individual e comunitária, perceber a cobertura vacinal ideal auxilia no controle, eliminação e erradicação de doenças, muito porquê na redução da mortalidade infantil, protegendo as crianças de doenças porquê sarampo, meningite, tétano, entre outras.
Dados de cobertura vacinal de rotina no Espírito Santo
Desde 2023, a Secretaria de Saúde (Sesa) atua em conjunto com os municípios capixabas para restabelecer as metas de cobertura vacinal, por meio da implementação do Programa “Projecto Estadual de Recuperação de Metas de Cobertura Vacinal”.
Seguindo o Projecto, as ações estratégicas visam restabelecer a cobertura das imunizações oferecidas rotineiramente às crianças menores de dois anos, mormente vacinas cujas doenças atualmente evitáveis correm risco de reintrodução ou falta de controle epidemiológico devido às baixas taxas de cobertura vacinal em todo o país.
As metas de cobertura atendem às imunizações BCG e Rotavírus, com 90%; e os imunizantes Pentavalente, Poliomielite, Pneumo 10, Rotavírus, Meningo C, Febre Amarela, Tríplice Viral Hepatite A e Varicela, todos com meta de cobertura de 95%. Além do Projecto, há também ações voltadas para outras imunizações de rotina, porquê a da Influenza, que tem meta de 90%. Atualmente, o Estado tem cobertura de 64,21% para Influenza infantil.
Ou por outra, há ações voltadas aos adolescentes para imunização contra HPV e meningite com a vacina Meningo ACWY, imunizações que colocam o Espírito Santo porquê referência em cobertura vacinal.
Inferior, dados de 2025 (janeiro a agosto) sobre cobertura vacinal das vacinas listadas. A manadeira de dados é o sistema de informação Vacina e Confia (VeC).
- BGG: 96,04%
- Pentavalente: 84,35%
- Poliomielite: 83,11%
- Pneumo 10: 84,01%
- Rotavírus: 89,49%
- Meningo C: 86,38%
- Febre amarela: 70,27%
- Hepatite A: 89,38%
- Tríplice viral: 94,55%
- Varicela: 83,61%
- Meninas com HPV: 97,82%
- Meninos com HPV: 92,11%
- Meningo ACWY: 91,72%
Share this content:
Publicar comentário