Carregando agora

Dia do Hemofílico: praticar esportes é recomendado para promover saúde e qualidade de vida

Dia do Hemofílico: praticar esportes é recomendado para promover saúde e qualidade de vida

Dia do Hemofílico: praticar esportes é recomendado para promover saúde e qualidade de vida

Pessoas com hemofilia podem praticar atividades físicas leves ou até mesmo aquelas de maior impacto, dependendo da sua quesito física. O Meio Estadual de Hemoterapia e Hematologia Marcos Daniel Santos (Hemoes) além de recomendar a prática esportiva para promover a saúde e a qualidade de vida, também oferece consultas especializadas gratuitas para indicar as atividades mais seguras para hemofílicos.

O Dia do Hemofílico é comemorado neste domingo (04). A hemofilia é uma doença genética rara que afeta a coagulação sanguínea, devido à falta ou deficiência de certas proteínas (fatores de coagulação), resultando em sangramento interno ou extrínseco prolongado, mesmo em seguida pequenos traumas. Atualmente, há 472 pacientes no Espírito Santo com a doença, sendo 347 com Hemofilia A e 125 com Hemofilia B, em comitiva pelo Hemoes.

Segundo a fisioterapeuta do Hemoes, Larissa Arnoni Alves Marchiori, é feita uma avaliação física na pessoa com hemofilia.

“A atividade física deixa os músculos mais saudáveis ​​e as articulações mais seguras. É muito importante que as pessoas vivam mais e se movimentem sem dificuldades. Por isso, realizamos uma avaliação física do paciente e de suas articulações para sugerir atividades que o paciente goste de fazer e que sejam seguras para sua quesito”ele explicou.

A fisioterapeuta informou que, no Brasil, existe uma classificação da atividade física e seu risco de sangramento.

“Um paciente com doença ligeiro, moderada ou até grave pode praticar esportes uma vez que musculação, pilates, futebol, vôlei e basquete, por exemplo. É provável, inclusive, praticar exercícios de impacto para quem não tem contraindicação nos dias em que precisa repor os fatores 8 (Hemofilia A) e 9 (Hemofilia B). Com a orientação correta, ele pode se exercitar normalmente”ele afirmou.

Durante a atividade física, é importante reconhecer rapidamente os sinais de sangramento para evitar complicações de saúde. Segundo Larissa Marchiori, articulações inchadas, que apresentam rigidez, limitação de movimentos ou até mesmo dor são importantes sinais de alerta.

“Nesses casos, as ações precisam ser rápidas, uma vez que tomar o fator imediatamente. É necessário repousar a pronunciação, utilizar gelo com compressão por 20 minutos a cada duas horas em seguida o traumatismo e elogiar o membro afetado.ele afirmou.

Programa de Coagulopatias
Pessoas com coagulopatia contam com comitiva de saúde e atendimento personalizado no Programa Hemoes Coagulopatias. Atualmente, são 1.180 pessoas com alguma coagulopatia no Espírito Santo, atendidas no Hemoes.

Com uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, dentistas, nutricionistas e psicólogos, esses pacientes são acompanhados anualmente ou periodicamente, se necessário, em consultas ambulatoriais e para tratamento de intercorrências.

O Hemoes também oferece medicamentos gratuitos e de superior dispêndio para tratamento e controle de doenças em sua farmácia. Para ter entrada a todos esses serviços basta procurar o ambulatório do Hemoes em Vitória. Funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h.

nascente da materia

Share this content:

Publicar comentário