Carregando agora

Dia Mundial da Saúde: Prevenção e hábitos saudáveis ​​para uma vida melhor

Dia Mundial da Saúde: Prevenção e hábitos saudáveis ​​para uma vida melhor

Dia Mundial da Saúde: Prevenção e hábitos saudáveis ​​para uma vida melhor

No Dia Mundial da Saúde, comemorou em 7 de abril, com o objetivo de conscientizar a população da qualidade de vida, o Secretariado da Saúde (SESA), reforça a preço de adotar hábitos saudáveis ​​para fortalecer a prevenção de doenças e prometer mais saúde para a população.

Cuidar da saúde vai além do tratamento de doenças: envolve escolhas diárias que fortalecem o corpo e reduzem os riscos à saúde. Reduzir o consumo de álcool, não fumar, manter uma dieta equilibrada, praticar atividades físicas e manter a vacinação atualizada, são ações fundamentais para o bem-estar de toda a população.

A referência técnica do atendimento próprio de cuidados especializados (Neae/Geporas/SSAS/Sesa), João Miguell Devero, fala sobre a preço de cuidar da saúde uma vez que muito simples e rotineira.

“No Dia Mundial da Saúde, é importante lembrar que cuidar da saúde começa em pequenas escolhas da vida cotidiana. A prevenção é a melhor maneira de evitar doenças, saudáveis ​​e felizes. Uma boa dieta, prática regular de atividade física, mantendo o livro de vacinação, o sono muito e a chuva potável são as formas mais eficazes de cuidados de saúde que são relacionados a todas as doenças ou especialidades.apontou a referência de Sesa João Miguell.

“Cá em Espírito Santo, o Secretariado da Saúde, juntamente com os municípios, está comprometido em estribar esses hábitos saudáveis ​​por meio da atenção primária à saúde (APS). A mensagem que queremos substanciar é: Procure o UBS mais próximo, procure ajuda, peça orientação e cuidem de você e de sua família.Concluiu João Miguell.

A exposição a fatores de risco, uma vez que tabagismo, consumo regular de álcool, estresse contínuo e poluição, pode comprometer a saúde ao longo do tempo. O cigarro, por exemplo, é uma das principais causas de doenças pulmonares e cardiovasculares. O consumo de álcool pode levar a problemas hepáticos, hipertensão e transtornos mentais. Reduza esses hábitos prejudiciais e procure alternativas saudáveis, uma vez que lazer, reflexão e vida social positiva, contribuem para melhorar a qualidade de vida.

A prática regular da atividade física é precípuo para o funcionamento adequado do corpo. A mudança reduz o risco de doenças crônicas uma vez que obesidade, diabetes tipo 2, hipertensão e depressão. As caminhadas diárias, as atividades de ciclismo, natação ou grupo ajudam a fortalecer o sistema cardiovascular e muscular. A SESA incentiva exercícios com escora em gerenciamento e parceria com programas de promoção da saúde, disponíveis em municípios e unidades básicas de saúde (UBS), que oferecem atividades e diretrizes físicas para a população sobre exercícios acessíveis e de seguro.

A dieta equilibrada também é um pilar -chave para manutenção da saúde. O consumo de frutas, vegetais, proteínas magras e cereais fornece os nutrientes necessários para o funcionamento adequado do corpo e evita várias doenças. Sugar excessivo, sal e gorduras saturadas, presentes em provisões processados ​​(ultra -processados), são responsáveis ​​diretamente pela hipertensão, obesidade e doenças metabólicas. A SESA orienta a população a optar por uma dieta equilibrada com provisões frescos contendo carboidratos e proteínas, vitaminas e minerais. “Deslindar mais e desencadear menos”, é um lema a ser seguido por melhor saúde “disse João Miguell Devero.

Outro zelo precípuo para a saúde é manter o cartão de vacinação atualizado. É indicado que a população verifica a petiz, jovem, cartão de vacinação para adultos e, se necessário, procure a unidade de saúde básica mais próxima (UBS) para atualizar as doses pendentes. A manutenção da vacinação atualizada é fundamental para a proteção contra doenças graves, uma vez que sarampo, poliomielite, gripe, dengue, coqueluche, caxumba e covid-19. Em Espírito Santo, Sesa, em parceria com o Ministério da Saúde (MS), garante a oferta gratuita de vacinas em todos os municípios que contribuem para a imunização de toda a comunidade, reduzindo a circulação de vírus e bactérias.

A qualidade do sono também é vital para o bom desempenho do cérebro e o bem-estar quotidiano da pessoa, é importante fabricar uma rotina que inclua um tempo fixo para dormir e evitar o uso de dispositivos eletrônicos na idade antes do sota. Um sono de qualidade evita problemas degenerativos e melhora a aprendizagem, a memória e a regulamentação emocional.

A hidratação desempenha seu papel fundamental uma vez que coligado dos cuidados de saúde no corpo e desempenha um papel fundamental no cérebro e no tripa, além de prevenir problemas circulatórios.

SESA reforça a preço do auto -cuidar e aproximação a serviços de saúde para uma vida mais saudável. A prevenção deve ser um compromisso quotidiano, e cada atitude conta. A dica é que o cidadão procura a Unidade Básica de Saúde (UBS), mais próxima de sua residência, para orientação, consultas médicas, monitoramento nutricional, exames e diretrizes para uma vida mais saudável.

manadeira da materia

Share this content:

Publicar comentário