Carregando agora

Doação de órgãos: Espírito Santo realiza 317 transplantes na primeira metade de 2025

Doação de órgãos: Espírito Santo realiza 317 transplantes na primeira metade de 2025

Doação de órgãos: Espírito Santo realiza 317 transplantes na primeira metade de 2025

Espírito Santo realizou 317 órgãos e transplantes de tecidos na primeira metade de 2025, cinco dos quais são coração, 28 fígado, 41 rim, 221 córnea e 22 medula óssea. O resultado acompanha o progresso pátrio, que atingiu a marca recorde de 14,9 milénio transplantes no período, um propagação de 21% em verificação com 2022. Apesar do bom desempenho, o Ministério da Saúde avisa que o número pode ser ainda maior, pois 45% das famílias brasileiras ainda recusam a doação. Para enfrentar esse repto, a pasta acaba de lançar um programa sem precedentes para qualificar o diálogo com os membros da família e fortalecer o monitoramento de doações em hospitais.

O Programa Pátrio de Qualidade em órgãos e tecidos para transplantes (PROTOT) procura reconhecer e valorizar as equipes que trabalham nos hospitais, responsáveis ​​por identificar possíveis doadores, processos de logística e conversas com membros da família. Um momento quebrável de dor, dúvidas e muitas vezes falta de informação, mas decisiva para salvar outras vidas. Pela primeira vez, esses profissionais terão incentivos financeiros de contrato com o volume de indicadores de serviço e desempenho, incluindo aumentos de doações.

A iniciativa faz segmento de um conjunto de medidas que o investimento totalidade de R $ 20 milhões por ano para fortalecer o sistema pátrio de transplante. A maior segmento de R $ 13 milhões para a inclusão de novos procedimentos, porquê transplantes de membrana amniótica, queimaduras graves e transplante multivisceral para insuficiência intestinal. Os outros R $ 7,4 milhões são para Prodot, das quais objetivo é aumentar a porcentagem de doação de famílias no país.

“A principal mensagem que queremos transmitir às famílias é a segurança e a seriedade do sistema de transplante reconhecido mundial. para que eles saibam porquê receber e concordar as famílias neste processo quebrável.disse o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Campanha
Atualmente, mais de 80.000 pessoas estão esperando por um transplante no Brasil, sendo 2.700 em Espirito Santo, o que reforça a relevância de determinar aqueles que agem diretamente na conscientização das famílias. A campanha de doação de órgãos do Ministério da Saúde deste ano, que já está no ar, reforça a relevância de todos informar sua família sobre a decisão de doar órgãos.

São as famílias que decidem por doação ainda no hospital. Com o lema, “Doação de órgãos. Você diz que sim, todo o Brasil agradece. Fale com sua família, seja um doador”, apresenta um caso real de uma mãe que disse sim à doação de órgãos do seu rebento. E a história dos profissionais de saúde que trabalham da recepção das famílias ao transplante de órgãos.

Leia também: O Brasil lança um projecto de R $ 20 milhões para expandir a doação de órgãos

manancial da materia

Share this content:

Publicar comentário