Carregando agora

Documentário sobre Dona Antônia Paneleira estreia em São Mateus com ingresso gratuita

Documentário sobre Dona Antônia Paneleira estreia em São Mateus com entrada gratuita

Documentário sobre Dona Antônia Paneleira estreia em São Mateus com ingresso gratuita

O documentário “Sub.Ver.Ter capítulo 2 – A história de vóinha” será exibido nesta quarta-feira (27), às 10h, no Cine Ritz São Mateus, com ingresso gratuita. A produção é direcionada principalmente aos estudantes da Rede Pública Estadual de ensino e homenageia Dona Antônia Alves dos Santos, conhecida uma vez que Dona Antônia Paneleira, figura mediano da cultura de São Mateus e referência na arte em barro.

O filme foi desenvolvido com a participação de estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Dr. Emílio Roberto Zanotti, que se envolveram em conversas mediadas e oficinas oferecidas pelo projeto Sub.Ver.Ter – 2ª Edição. Com depoimentos de familiares e moradores da região, o documentário procura preservar o legado cultural deixado por Dona Antônia, abordando aspectos de sua trajetória e a valor de sua obra para a identidade lugar.

Segundo Hosana Santos, neta de Dona Antônia, “ela nos ensinou mais do que a modelar o barro; ela ensinou sobre resistência, memória e pertencimento”. Hosana, que aprendeu a arte da modelagem aos 12 anos, é uma das entrevistadas que ajudam a contextualizar a relevância do trabalho de sua avó para a comunidade e para a preservação de técnicas tradicionais.

Oriundo de Jequié, na Bahia, Dona Antônia chegou a São Mateus em 1964 e estabeleceu-se no bairro Pedra D’Chuva. Suas panelas, moringas e cabaças, feitas com técnicas ancestrais, ganharam destaque por sua qualidade e estética, sendo influenciadas pela cultura indígena dos Botocudos e pela ancestralidade africana. “Para nós, isso é barro. Vem da terreno… vocês que chamam de greda”, dizia ela, em um dos relatos resgatados na obra.

A produção do documentário contou com financiamento do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura) e espeque da Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult), do Cine Ritz São Mateus e da EEEFM Dr. Emílio Roberto Zanotti. A direção é de Marcelo Oliveira, com imagens de Alif Ferreira, Augusto Boaventura e Gabriel Moura.

O projeto Sub.Ver.Ter – 2ª Edição tem uma vez que objetivo promover diálogos intergeracionais e fortalecer a instrução patrimonial, além de estimular o protagonismo juvenil na preservação de histórias que moldam a identidade das comunidades. “Esse é um trabalho que vai além do registro histórico; é uma forma de manter viva a memória e de fabricar novas formas de pertencimento entre os jovens”, afirmou a mediadora Eliane Maciel.

Serviço:
Título: Sub.Ver.Ter capítulo 2 – A história de vóinha
Data: 27 de novembro
Horário: 10h
Lugar: Cine Ritz São Mateus – São Mateus, ES
Ingressão: Gratuita (destinada a estudantes da Rede Pública Estadual de ensino)
Realização: Ponto de Cultura Belas Artes Projetos Culturais

manadeira

Share this content:

Publicar comentário