Carregando agora

Dublador de Bob Esponja vai à polícia e presta queixa

Dublador de Bob Esponja vai à polícia e presta queixa

Dublador de Bob Esponja vai à polícia e presta queixa

Wendel Bezerra, locutor solene do Bob Esponja Calça Quadrada no Brasil, foi à delegacia na última terça-feira (29) para fazer denúncia. Ele disse que um golpista está usando lucidez sintético para reproduzir a voz do personagem e vender as gravações para pequenas empresas.

“Isso é apropriação indébita, isso é fraude”, declarou o dublador. Wendel mora em São Paulo e contou em seu Instagram o que fez na delegacia: “Estou registrando uma reclamação contra um face que está usando minha voz (não exclusivamente a minha, mas de muitos outros dubladores) de forma inadequada. “Ele está usando isso para lucrar numerário.”

Wendel disse ainda que o golpista usa lucidez sintético para reproduzir a voz do Bob Esponja e ganha numerário com isso. “Um face é possessor da loja de colchões do Sr. Zezinho, e ele vai comprar minha voz desse face, e aí sai uma narração com a minha voz: ‘Ah, comprei o colchão do Sr. Zezinho porque é tão lindo e macio e tal.’ .” explicou o profissional.

Dublador garantiu que não autorizou o uso da voz

Wendel disse a seus seguidores no Instagram que não autorizou o uso da voz, por isso foi à delegacia prestar queixa. Ele também explicou que os dubladores são pagos pelo seu trabalho, mas não recebem zero dos golpistas.

“Quando você ouve a minha voz ou a de qualquer outro locutor na Netflix, no Prime Video, na Warner (Max), no Globoplay, na TV oportunidade, onde quer que seja, a nossa voz está sendo usada porque pagaram por isso”, Wendel disse. Mais uma vez ele alertou que é violação usar a voz de forma inadequada.

Wendel alertou seus seguidores nas redes sociais

O orador destacou a influência de ter legislação que aborde especificamente estes casos. Wendel comentou ainda que hoje o problema é dos dubladores, mas também existe o risco de usar qualquer voz ou imagem de forma inadequada.

Sobre os memes que circulam nas redes sociais, Wendel garantiu que não se importa e até acha engraçado. Porém, deixou evidente que cada caso deve ser analisado, pois as vozes podem até ser utilizadas em uma desculpa política ou ideológica, e isso é um problema sério.


manadeira

Share this content:

Publicar comentário