ECA Do dedo: o ministro Macaé Evaristo detalha uma novidade lei que protege as crianças na internet
A aprovação do projeto de lei publicado uma vez que ECA Do dedo pelo Congresso Pátrio representa um marco para a proteção de crianças e adolescentes no envolvente on -line. A enunciação foi feita pelo Ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo, durante o programa Good Morning, ministro nesta quarta -feira, 3 de setembro. A novidade legislação estabelece claramente a responsabilidade das plataformas digitais para evitar abusos e expulsar teor prejudicial.
O projeto de lei 2.628/2022, já autenticado pela Câmara e pelo Senado, posiciona o Brasil uma vez que líder mundial em proteção à gaiato na Internet, de convenção com o ministério. A construção do texto teve uma ampla participação de especialistas, representantes da sociedade social e as próprias plataformas digitais.
“É uma conquista muito grande para o Brasil. Estávamos passando por uma idade em que o envolvente do dedo se comportou uma vez que se estivesse supra da legislação pátrio. Isso é muito multíplice e perigoso quando somos crianças e adolescentes”.declarou o ministro.
Responsabilidade e prevenção
Um dos pontos centrais da novidade lei é a atribuição de responsabilidade direta às empresas tecnológicas. Macaé Evaristo explicou que as plataformas agora são legalmente necessárias para que o ato para prevenir e expulsar teor inadequado mal os questione, sem a urgência de uma longa disputa permitido anterior.
“É um progressão importante, porque pela primeira vez podemos proferir em uma proposta legislativa que a plataforma é responsável, que ela precisa fazer a prevenção e que é necessário expulsar o teor quando você sabe que está incorreto”, “,,” fixo. “Muitas vezes tinha teor ilícito que coloca a gaiato em uma situação vexatória e teve que passar por um longo processo de denúncia antes que esse teor fosse retirado da rede”.
Apesar do progresso, o ministro considerou que o debate sobre o regulamento do envolvente do dedo é exclusivamente no início. “Estamos começando. Ainda temos muito o que fazer neste debate regulatório. Cada passo que damos é muito importante”. finalizado.
Novas regras e medidas de proteção
A ECA Do dedo complementa a legislação existente, uma vez que o Regime de Crianças e Adolescentes (ECA), a marca social da Internet e o recta cibernético. O objetivo é proteger os jovens de riscos, uma vez que adultização precoce e exposição a teor nocivo em redes sociais, jogos e outras plataformas.
Entre os novos requisitos, o ministro destacou a idade e a proteção de dados. “A novidade legislação traz alguns dados importantes. Primeiro, as plataformas devem fazer uma verificação de idade e você não pode produzir uma conta em menos de 16 anos se não tiver um CPF de 18 anos responsável por essa conta” Ele enfatizou.
Outra medida crucial é a armadura dos dados das crianças contra o uso mercantil e de publicidade. “Outra coisa importante é a proteção dos dados das crianças sobre o problema mercantil e de publicidade. Temos uma preocupação com a fuga de dados e informações”. disse o ministro.
Atualização de uma estrutura permitido
O ministro lembrou que o regimento original de crianças e adolescentes foi criado nos anos 90, uma verdade longe do mundo do dedo atual, que atualiza urgentemente a estrutura legislativa para vedar os novos desafios.
“Essa preocupação já havia sido resolvida no Juízo Pátrio para os Direitos de Crianças e Adolescentes (Conanda), que até produziu uma solução de proteção no envolvente do dedo. Mas precisávamos de uma melhoria de nossos marcos legislativos, porque o envolvente do dedo de hoje está longe do que poderíamos imaginar quando a estátua de crianças e adolescentes foi construída”. concluído.
Share this content:
Publicar comentário