Es City tem uma redução em mais de 55% de mortes femininas por cancro de peito
No Dia Mundial do Cancro, comemorado na terça -feira (04), a cariacica tem dados importantes: o município registrado em 2024 uma redução de mais de 55% no número de mortes de mulheres por cancro de peito. De consonância com dados do DataSus (atualizado em 13/01/2025), durante esse período, 22 mulheres foram mortos devido à doença, contra 49 no ano anterior.
O inspecção de mamografia é uma das principais ferramentas para identificar precocemente a doença, permitindo tratamentos mais rápidos e aumentando, assim, as chances de cicatrização. Na carácica, 9.329 mamografias foram realizadas em 2024, posteriormente serem solicitadas por médicos e enfermeiros das 30 unidades básicas de saúde. E essa importante utensílio, que ajuda no tratamento da doença precocemente, também tem uma data comemorativa e será nesta quarta -feira (05), dia vernáculo de mamografia.
O inspecção permite a triagem da doença em mulheres de 50 a 69 anos, com pausa semestral. Mulheres menores de 50 anos realizam o inspecção somente quando houver elevado risco para a doença, seja por histórico familiar ou mudanças na peito.
Nos casos em que a mulher tem mais de dois anos sem mamografia e está na filete etária de 50 a 69 anos, é recomendável acessar o portal “minha saúde – saúde sexual das mulheres” ou a unidade de saúde mais próxima para agendar uma avaliação com um profissional de saúde.
“A redução nas mortes por cancro de peito na carácica é uma conquista significativa, refletindo a eficiência das campanhas de detecção precoce por meio da mamografia, muito porquê ações para promover hábitos saudáveis”.Avalia o coordenador da Política de Saúde da Mulher na Secretaria de Saúde Cariacica, Rita Cristina.
Share this content:
Publicar comentário