Carregando agora

ES mantém emergência zoosanitária pela influenza aviária por mais 180 dias

ES mantém emergência zoosanitária pela influenza aviária por mais 180 dias

ES mantém emergência zoosanitária pela influenza aviária por mais 180 dias

Espírito Santo se estendeu por mais 180 dias o estado de emergência zoosanitária devido à subida patogenicidade Avianza influenza. A decisão foi tomada por unanimidade durante uma reunião virtual do Comitê de Gerenciamento de Influenza Aviano, realizado na sexta -feira (9). A medida segue a ordenança nº 784 do Ministério da Cultivação e Pecuária (MAPA), publicado em 7 de abril de 2025, que estende a emergência em todo o território vernáculo até 6 de outubro.

Esta é a quarta extensão do decreto estadual nº 5.454-R, estabelecido em 26 de julho de 2023. A ação visa manter o reforço da vigilância, prevenção e resposta à doença, com foco na proteção da prisão mercantil de produção de aves no estado.

Espírito Santo foi o primeiro estado brasílico a registrar, em maio de 2023, a presença do vírus H5N1 em aves selvagens migratórias. Desde portanto, ações sanitárias foram intensificadas em fala entre instituições federais, estaduais e municipais.

Entre as diretrizes mantidas está a notificação imediata de qualquer suspeita da doença em aves ou selvagens, incluindo sintomas respiratórios, neurológicos ou súbitos de morte. O meio de registro solene é o sistema E-SISBRAVET, disponível no Site IDAF.

A população também é orientada para evitar o contato com pássaros doentes ou mortos sem o uso adequado de equipamentos de proteção individual.

De harmonia com o Secretário de Estado para Cultivação, Suprimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, a perpetuidade da emergência é fundamental para preservar a saúde da produção de aves de capixaba.

“A extensão do estado de emergência é uma medida preventiva importante. Fomos capazes de manter aves sagradas comerciais livres do vírus graças ao comprometimento de órgãos públicos, iniciativa privada e produtores, que seguem protocolos biosecais rigorosos. É um esforço coletivo que protege vidas, empregos e nossa economia”, “” enunciado.

Comitê de enfrentamento e medidas de vigilância
O Comitê de Gerenciamento de Influenza Avian é formado por representantes da Secretaria de Cultivação, Suprimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Instituto de Resguardo Agrícola e Florestal de Espírito Santo (IDAF), Secretariat of Environment and Water Resources (Seama), o Instituto Estadual do Envolvente e os Recursos da Chuva (IEMA), o IEMA, da lavra e rebanho (SFA/ES) e da Associação de Aviculturadores do Estado de Espírito Santo (Aves).

nascente da materia

Share this content:

Publicar comentário