ES passa a oferecer Implanon pelo SUS para mulheres de 14 a 49 anos; veja uma vez que conseguir
A primeira usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) do Espírito Santo recebeu, nesta sexta-feira (06), o Implante Subdérmico de Etonogestrel, método anticoncepcional publicado comercialmente uma vez que Implanon. A emprego aconteceu no Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (HUCAM), em Vitória, e simboliza o progresso de uma novidade lanço na saúde pública estadual, integrando a tempo de finalização do segundo período prático de formação de profissionais de saúde, conforme cronograma do Ministério da Saúde.
Primeiro beneficiário
A esteticista Thamires Nascente da Silva, de 26 anos, foi a primeira paciente a receber o método no estado. Mãe de dois filhos planejados, sendo o mais novo nascido no final do ano pretérito, Thamires decidiu, junto com o marido, fechar o planejamento reprodutivo.
Segundo a paciente, a escolha pelo implante ocorreu em seguida orientação profissional. “Eu já estava acompanhando cá no HUCAM e na última consulta falei que tinha interesse em colocar o DIU. A profissional me falou do Implanon, explicou tudo sobre o método e também tenho uma cunhada que já usa há qualquer tempo e que teve uma ótima experiência, que nem sente. relatado.
Thamires destacou a praticidade do método em conferência aos comprimidos orais. “Uma vez que optei por não tomar pílulas anticoncepcionais, estou ansiosa para ter um pouco mais de sossego”, concluído.
Características do método e público-alvo
O Implanon é um método anticoncepcional de longa duração, atuando no organização por até três anos, e é reconhecido por sua subida eficiência. A incorporação pelo Ministério da Saúde visa fortalecer a saúde sexual e reprodutiva, com foco na redução de gravidezes não planejadas e na promoção dos direitos das mulheres.
O público elegível para receber o implante no SUS inclui adolescentes e mulheres entre 14 e 49 anos. A estimativa é que murado de 700 milénio mulheres nessa tira etária, residentes nos municípios atendidos, possam procurar o serviço.
Treinamento e expansão
O processo de implementação no Espírito Santo começou em novembro, com oficinas teóricas de capacitação para profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS). A lanço atual concentra-se na prática e na inserção de dispositivos.
Janaína Daumas Félix, encarregado do Núcleo de Atenção Básica (Neapri) da Secretaria de Saúde (Sesa), acompanhou o procedimento e explicou os próximos passos. “Esses profissionais participaram do primeiro momento de formação teórica e agora seguimos com a segmento prática, iniciando a implementação do método nos moradores dessas 12 cidades previamente selecionadas pelo Ministério da Saúde. Para nascente momento, temos 350 mulheres a serem atendidas com o novo método. Em seguida esse processo, os profissionais poderão ser replicadores em seus territórios”, informou.
A emprego principiante foi supervisionada por Fernanda Jhenifer Simonelli Dambroz, enfermeira perito em Saúde da Mulher e apoiadora do Ministério da Saúde no estado, além de Christiani Pontara Faé, referência técnica da Sesa, e profissionais dos municípios de Serra e Vila Velha.
Municípios abrangidos e uma vez que aquiescer
A primeira tempo de incorporação do Implanon abrange 12 municípios capixabas com mais de 50 milénio habitantes, critério estabelecido pelo órgão federalista. As cidades são:
Aracruz
Cascata de Itapemirim
Cariacica
Colatina
Guarapari
Linhares
Novidade Veneza
São Mateus
Serra
Viana
Vila Velha
Vitória
Os kits de inserção e implantes já estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referência dessas localidades. Para acessá-lo, as mulheres na tira etária estipulada (14 a 49 anos) devem procurar a UBS de referência para seu atendimento e manifestar seu interesse à equipe de saúde.
Share this content:



Publicar comentário