Espírito Santo atinge meta de 2025 com mais de 150 milénio cirurgias eletivas já realizadas
O Projecto Estadual de Redução de Filas para Cirurgias Eletivas (OperaES) atingiu a marca de 151,1 milénio procedimentos realizados no Espírito Santo até esta sexta-feira (14). O número supera em 16% a meta prevista para 2025, que era de 130 milénio cirurgias. A realização do projecto, coordenada pela Secretaria de Saúde (Sesa), representa um investimento de R$ 130 milhões leste ano e é realizada em 35 unidades hospitalares.
As cirurgias eletivas são definidas uma vez que procedimentos que podem ser agendados, sem caráter emergencial. Para executar o OperaES, a Sesa utiliza serviços em 35 hospitais, que incluem rede própria, contratada e contratada. Com investimento de R$ 130 milhões em 2025, o projecto atingiu uma média de 475 procedimentos por dia.
Em 2024, o programa também superou a meta, realizando mais de 153 milénio procedimentos, volume 23% supra do estipulado para aquele ano.
Especialidades e estratégia
As especialidades com maiores volumes de procedimentos são cirurgia oftalmológica, cirurgia universal, cirurgia ortopédica, ginecológica e urológica, além de procedimentos clínicos.
O secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, atribuiu o resultado a um esforço estratégico. “Estamos muito felizes por superar a meta estipulada. O OperaES está proporcionando uma aceleração nos tempos de espera e esse desempenho recorde é resultado de um trabalho integrado e estratégico. Ampliamos os horários de realização de procedimentos e também estamos realizando cirurgias um sábado por mês”, esses.
Os procedimentos acontecem nas quatro regiões de saúde do Estado: Setentrião, Médio, Metropolitana e Sul. Cada unidade hospitalar integrante do OperaES, seja da rede própria ou contratada, possui metas de produção que devem ser cumpridas ao longo do ano.
Share this content:



Publicar comentário