Espírito Santo começa tele -telipos em lar para pacientes acamados por SUs
Um novo serviço para trazer consultas com especialistas médicos em lar de usuários acamados do Sistema de Saúde Unificado (SUS) começou em Espírito Santo na última quinta -feira (31). A iniciativa do Secretariado da Saúde (SESA), que visa expandir e qualificar o chegada à saúde, teve sua primeira implementação na cidade de Linhares, no setentrião do estado.
O primeiro Teleconnsal doméstico foi realizado com um paciente de 12 anos, Laysa Claudino, que está acamado devido a um derrame sofrido em cinco meses de vida. Ela recebeu zelo na especialidade neuropediátrica em sua própria lar.
Para a mãe de Laysa, Alessandra Santos Claudiano, o serviço representa uma melhoria significativa nos cuidados de sua filha. “Em lar, a consulta é mais confortável e confortável. Antes, precisávamos solicitar uma ambulância para aceitá -la. Adoramos receber a equipe cá. Essa inovação com teleconsulta abençoará muitas famílias que têm entes querido acamado”, disse ele.
O secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, afirmou que o objetivo é levar o padrão para todo o estado. “O teleconsultal é uma instrumento poderosa para democratizar o chegada ao perito. Com os cuidados domésticos, damos um passo adiante, aproximando os cidadãos. Nosso objetivo é que esse padrão atinja todos os municípios do Estado”, reforçado.
Uma vez que funciona o serviço
Para que os cuidados especializados cheguem à lar do paciente, a identificação do usuário acamado é feita pela equipe primária de atenção à saúde (PHC) do município. A partir daí, uma equipe do Serviço de Saúde Municipal viaja para a residência com o equipamento técnico necessário, uma vez que computador, câmera e impressora para a emissão de receitas médicas.
Durante o procedimento, os pacientes são acompanhados por um profissional de saúde sítio, que apóia durante a consulta em vídeo com o médico perito.
A implementação do Serviço em Linhares foi parceira pela Superintendência Meão da Saúde Regional. “Levante é um marco importante para a nossa região e Espírito Santo. Expandindo o chegada, trazendo cuidados especializados para a lar do paciente, é uma maneira concreta de prometer honra, isenção e zelo para quem mais precisa”, disse o superintendente Kamila Roldi.
Teconsultos sem estado
O Serviço de Telecionário foi implementado no primeiro semestre deste ano pelo Departamento de Saúde em 19 especialidades médicas, servindo os 78 municípios Capixabas. Desde o início do projeto em janeiro, mais de 20.000 usuários foram atendidos.
O Teleconsult é uma consulta médica a intervalo por meio de tecnologias digitais. No padrão de estado padrão, eles ocorrem em serviços de saúde de referência em cada município. Nesses lugares, o paciente vai a uma sala equipada e realiza consulta em vídeo com o médico perito, com o pedestal de um profissional de enfermagem. A consulta diretamente em lar é autorizada em casos específicos, uma vez que os pacientes acamados.
Acesse e atualize o registro
O chegada a teleconsulturas, incluindo a lar, segue o fluxo padrão do SUS. As unidades básicas de saúde solicitam a consulta especializada e a nomeação é feita pela regulamentação do estado.
Para que o cidadão seja informado sobre a nomeação da consulta, é necessário manter seus dados de registro atualizados no sistema. A atualização pode ser feita online, através do Portal Integra Saúde. Ao acessar É site, O usuário deve fazer login com a conta do Gov.Br, acessar a opção “Meu perfil” no menu e emendar as informações necessárias.
Share this content:
Publicar comentário