Carregando agora

Espírito Santo descarta todos os casos suspeitos de intoxicação por metanol e reforça estoque de antídotos

Espírito Santo descarta todos os casos suspeitos de intoxicação por metanol e reforça estoque de antídotos

Espírito Santo descarta todos os casos suspeitos de intoxicação por metanol e reforça estoque de antídotos

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) informou, em boletim atualizado às 17h desta segunda-feira (13), que todos os 16 casos notificados porquê suspeita de intoxicação por metanol no Espírito Santo foram descartados. Com isso, o estado não tem casos confirmados ou em investigação da doença, o que tem gerado alertas em diversas regiões do Brasil devido ao consumo de bebidas falsificadas.

Em nota, o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, afirmou que o governo capixaba está vigilante ao cenário vernáculo e que as ações de vigilância foram intensificadas.

“O Governo do Estado do Espírito Santo tem escoltado com muita atenção os casos de intoxicações que vêm ocorrendo em vários estados brasileiros, intoxicações por metanol, por bebidas falsificadas. Nossa vigilância sanitária aumentou a fiscalização, em conjunto com a Polícia Técnica e Científica, a Polícia Social e a Vigilância Municipal, e também estamos preparados para atender eventuais casos de intoxicações”, declarou Hoffmann.

Balanço de casos
Segundo o boletim solene, as 16 notificações descartadas foram registradas em nove municípios capixabas. Serra lidera o número de ocorrências, com 7 casos descartados, seguida de Marataízes, com 2. Os municípios de Colatina, Cariacica, Guaçuí, Itapemirim, Viana, Vila Velha e Vitória registraram um caso descartado cada.

Para se preparar para uma verosímil ocorrência, o Espírito Santo reforçou seu estoque de medicamentos usados ​​porquê contraveneno para intoxicação por metanol. Segundo o secretário Tyago Hoffmann, foi autorizada a obtenção de 4 milénio doses de contraveneno, que já começaram a chegar ao estado.

“Foi uma regra do nosso Governador Casagrande e do Vice-Governador Ricardo Ferraz para que estejamos preparados para mourejar com qualquer pessoa que possa ser intoxicada por metanol. Logo o Espírito Santo está completamente prestes para mourejar com os casos”, disse o secretário.

Além da compra estatal, o Espírito Santo recebeu, na última sexta-feira (10), 28 ampolas do medicamento Fomepizol, enviadas pelo Ministério da Saúde. O lote faz secção de uma remessa de 2,5 milénio unidades adquiridas pelo governo federalista da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para distribuição aos estados com casos suspeitos. O fomepizol é considerado um tratamento altamente eficiente que impede a metabolização do metanol no organização.

A Sesa também iniciou a compra emergencial de 4,8 milénio ampolas de álcool inteiro maninho, espargido porquê “etanol farmacêutico”, que também é utilizado em tratamento.

Distribuição e serviço
A gestão e distribuição de antídotos no estado são de responsabilidade do Núcleo de Informação e Assistência Toxicológica do Espírito Santo (CIATox/ES). As ampolas de Fomepizol foram enviadas estrategicamente para seis hospitais de referência, que servirão porquê pontos focais para todas as regiões de saúde:

Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves (Serra)

Hospital Estadual Dr. Roberto Arnizaut Silvares (São Mateus)

Hospital e Maternidade Silvio Avidos (Colatina)

Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Fruto (Barra de São Francisco)

Hospital Estadual São José do Calçado

Hospital Santa Lar de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim

“Essas unidades de urgência e emergência foram selecionadas para serem pontos focais de sua região de saúde. Lembrando que o Fomepizol só será utilizado sob supervisão médica, seguindo as normas técnicas do Ministério da Saúde”, convicuuloso.

A Sesa orienta que pessoas que apresentarem sintomas porquê náuseas, vômitos, visão turva, dor de cabeça ou tontura depois ingerir bebidas alcoólicas devem procurar imediatamente uma unidade de saúde ou entrar em contato com o CIATox-ES pelo telefone 0800 283 9904. O serviço funciona 24 horas por dia, com relação gratuita, e oferece orientações à população e aos profissionais de saúde.

natividade da materia

Share this content:

Publicar comentário