Espírito Santo é, novamente, o estado mais transparente do Brasil, a classificação aponta
Espírito Santo alcançou a primeira posição na classificação pátrio do Índice de Transparência e Governo Público (ITGP), promovido pela Organização Internacional da Organização Não Governamental – Brasil. Com 95 pontos em uma graduação de 0 a 100, o estado obteve a classificação “óptimo”, sendo o melhor resultado entre as entidades federativas avaliadas e se consolidando uma vez que uma referência no país no entrada à informação e boa governança.
A investigação analisou critérios uma vez que dados de finanças públicas, contratação do governo, muito uma vez que aspectos da governança e prevenção de depravação para preparar a classificação.
“Quando fechei meu primeiro governo, dei o Espírito Santo liderando as classificações de transparência e, quando assumi o comando em 2019, ficamos fora de lugar e, desde logo, trabalhamos para retomar essa liderança. Ser o mais transparente para nós é fundamental! O governador Renato Casagrande disse.
Avaliação proeminente
Na estudo, o Espírito Santo obteve um proporção supremo nas dimensões “Dados e plataformas”. A pontuação foi justificada porque é um dos poucos estados que possui planos de dados abertos e publica inventários e catálogos dos dados abertos disponíveis.
Outros pontos que contribuíram para o resultado foram a disponibilidade de ferramentas de acessibilidade do dedo em seu portal principal e a disseminação do Quotidiano Solene do Estado em uma plataforma on -line e formato desobstruído.
O Secretário de Estado para Controle e Transparência, Edmar Camata, destacou o resultado. “Ser o primeiro a uma classificação de tal relevância reforça que estamos no caminho perceptível, investindo em políticas públicas que fortalecem cada vez mais a crédito da sociedade nas instituições estatais. É também um reconhecimento do trabalho realizado com muito compromisso e dedicação à nossa equipe na seção”. esses.
Para o Secretário de Estado da Transparência, Fabiano Louzada, a conquista é o resultado de uma estratégia contínua. “Nosso objetivo sempre foi prometer que a população tenha entrada à informação claramente, expediente e confiável. Esse reconhecimento reafirma o destaque de nosso estado uma vez que um protótipo de gestão pública transparente e participativa”. fixo.
No índice
O Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) é desenvolvida pela Transparência Internacional: Brasil uma vez que uma utensílio para determinar regularmente a transparência dos poderes subnacionais brasileiros. O objetivo do índice é permitir a evolução das entidades avaliadas confrontar, estimular melhorias contínuas e promover concorrência positiva e cooperação entre os órgãos através do reconhecimento das melhores práticas.
Share this content:
Publicar comentário