Carregando agora

Espírito Santo lidera no tratamento com derrame brasiliano com menor taxa de mortalidade em SUS

Espírito Santo lidera no tratamento com derrame brasileiro com menor taxa de mortalidade em SUS

Espírito Santo lidera no tratamento com derrame brasiliano com menor taxa de mortalidade em SUS

O Hospital Médio do Estado (HEC), em Vitória, atingiu um marco histórico no tratamento do AVC (AVC) isquêmico agudo, consolidado uma vez que a principal referência pública no procedimento de trumbectomia mecânica no Brasil.

De conciliação com dados oficiais do Ministério da Saúde, entre janeiro e maio de 2025, Espírito Santo foi o estado com o maior número de procedimentos realizados no Sistema de Saúde Unificado (SUS), registrando 133 trombectomias – representando 35,2% do totalidade vernáculo de 377 procedimentos. Outrossim, o estado obteve a menor taxa de mortalidade entre estados com números significativos, com somente 11%, quase metade da taxa registrada em São Paulo (19,9%) e Ceará (20,9%).

A trombectomia mecânica é um procedimento médico usado para remover coágulos (trombo) que bloqueiam os vasos sanguíneos cerebrais, causando um acidente vascular cerebral isquêmico. Durante a cirurgia, um dispositivo é usado para “retrair” o coágulo e restaurar o fluxo sanguíneo, ajudando a evitar danos graves no cérebro e melhorar as chances de recuperação. É um tratamento de emergência, feito logo em seguida o início do derrame.

Na avaliação do neurocirurgião e coordenador do Serviço de Neurocirurgia e Neurorradiologia da HEC, Leandro de Assis Barbosa, o sucesso do hospital é o resultado de um projeto muito estruturado e o comprometimento contínuo de toda a equipe. Ele explica que um dos principais fatores desse sucesso está na risco de atendimento integrado.

“A parceria com o SAMU 192 é sátira. A equipe de neurologia é notificada mesmo antes da chegada do paciente, permitindo a preparação e ativação do ‘código de derrame’ em tempo recorde. Essa fala permite uma resposta rápida e eficiente, principal para o sucesso do tratamento”.O médico aponta.

Outro paisagem crucial, de conciliação com Barbosa, é a disponibilidade contínua de uma equipe multidisciplinar, sempre disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, formada por neurologistas, neurocirurgiões, neurorradiologistas, anestesistas e profissionais especializados em enfermagem e UTI. “Essa dedicação, juntamente com protocolos rigorosos e treinamento regular, garante a chance de os pacientes não perderem a janela sátira para o tratamento”Ele explica.

O impacto desse sucesso vai além dos números. Para Leandro de Assis Barbosa, ser um líder vernáculo não somente em volume de procedimentos, mas também em qualidade, é uma conquista significativa. “Isso mostra que Espírito Santo estabeleceu um novo padrão de superioridade no tratamento do AVC no Sus. Citizen Capixaba tem chegada ao tratamento de galanteio, com chances de recuperação que estão entre os melhores do mundo”.diz. Esse progressão, segundo ele, além de salvar vidas, tem um importante impacto social e econômico, pois reduz o número de pacientes com sequelas graves e incapacitantes, fornecendo um retorno mais rápido à vida ativa.

Reforçando essa visão, o diretor técnico da unidade, Doutor Marcelo Torres, destaca os resultados alcançados:

“É orgulhoso por termos afirmado que, dados esses resultados, nosso hospital se consolidou uma vez que um dos principais centros de tratamento de derrame no Brasil e no mundo, com a menor taxa de mortalidade do país”.

Segundo Torres, esse desempenho é o resultado da gestão focada na superioridade em cuidados com investimento em tecnologia e qualificação da equipe. “Continuamos comprometidos com o mais elevado padrão de atendimento na neurorradiologia intervencionista, priorizando os resultados clínicos e a segurança do paciente”.enfatiza.

A HEC planeja realizar murado de 320 trombectomias até o final de 2025, com foco na expansão da capacidade de serviço, investimento em pesquisa de inovação, otimização de fluxo e treinamento contínuo da equipe. Outrossim, o hospital intensificará a conscientização da população dos sinais de acidente vascular cerebral para prometer respostas rápidas.

“Eu pensei que ia perder meu bebê e minha vida”
Uma história desafiadora que faz secção dessas realizações de superioridade na oferta de trombectomia mecânica foi o examinação de uma namorada na zona rústico de Santa Maria de Jetibá: Alcione Medenvald foi nos últimos dias de gravidez quando sofreu um derrame. “Eu nem sabia o que era. Nos campos, ouvimos, mas nunca pensamos que isso vai ocorrer conosco”lembrar.

No hospital da cidade, ele ouviu de médicos que estavam em risco de morte – ela e o bebê. Foi urgentemente transferido para o Hospital Médio do Estado (HEC), onde foi submetido a uma trombectomia mecânica. “Eu pensei que ia perder meu bebê e minha vida”diz. No entanto, em seguida nove dias hospitalizados, Maria recebeu subida sem sequências e com o bebê saudável nos braços. “Eu me recuperei muito muito, sem sequências. Fui muito muito zelo, tanto por médicos quanto de enfermeiros”Comentários.

AVC Symposium Capixaba
Nesta quinta-feira (21) e sexta-feira (22), há a 8ª edição do Simpósio de Capixaba de iniciativa consolidada de AVC uma vez que referência vernáculo no treinamento de profissionais e disseminação de conhecimento científico sobre derrame (derrame), uma das principais causas de morte e deficiência no Brasil e no mundo.

Promovido pela Instauração Inova Capixaba, através do Meio de Ensino, Pesquisa e Inovação da Instauração (Cepinova) e do Departamento de Saúde (SESA), o simpósio reúne profissionais de saúde, pesquisadores, estudantes e gerentes, promovendo debates entre a base de experiências de que se unem a sedimentos, o diagnóstico e o tratamento e a restauração e a promoção de que se unem a mais de que se unem, além de serem atualizados sobre a troca, o diagnóstico, o tratamento e a restauração de seress em relação a experiências.

O diretor -geral da Instauração Inova, Rafael Amorim, destaca a preço da tributo de eventos uma vez que esse para o cenário científico. “A idéia é investir em teor que melhore ainda mais a saúde de Espírito Santo, promovendo informações sobre o chegada a tratamentos, por exemplo”Ele enfatizou.

“Mais do que um espaço de formação, o simpósio procura aumentar a conscientização sobre fatores de risco, sinais de alerta, prevenção e estratégias efetivas de gerenciamento de derrames, reforçando o compromisso de Inova Capixaba e SESA com a qualidade do atendimento à população”apontou o Secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann.

natividade da materia

Share this content:

Publicar comentário