Carregando agora

Espírito Santo monitora o cenário de casos aumentados das síndromes da gripe

Espírito Santo monitora o cenário de casos aumentados das síndromes da gripe

Espírito Santo monitora o cenário de casos aumentados das síndromes da gripe

Dados de semanas epidemiológicas recentes (SE), entre o número 18 e 20, mostram um aumento considerado das síndromes da influenza (SG) e síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em Espírito Santo, quando comparado às semanas anteriores. Oferecido o cenário epidemiológico, o Secretariado da Saúde (SESA), através do monitoramento do cenário, vem orientando os municípios em relação aos alertas à população, mormente na adesão à vacinação.

De conciliação com o subsecretário de vigilância da saúde, Orlei Cardoso, o estado está experimentando o “pico da sazonalidade” dos vírus respiratórios, ou seja, quando os vírus respiratórios têm a maior tendência de desenvolvimento, posteriormente a mudança climática.

“Já começamos a testar o pico da sazonalidade dos vírus respiratórios, e os dados estão nos mostrando esse cenário. A SESA guia os municípios uma vez que alerta de cuidados que precisam ser divulgados à população para evitar o aumento de casos graves, uma vez que síndrome respiratória aguda grave, mas mormente em encorajar a adesão à vacinação contra a vacinação contra fluir flui.”reforçou o subsecretário.

De 30 de março a 19 de abril, referindo -se a 14 a 16, 40 casos de SG foram relatados em unidades sentinelas, enquanto de 27 de abril a 10 de maio (se 18 a 20), houve 57 casos, resultando em um aumento de 42% na notificação. Síndromes inflamadas (SG) Indivíduos com febre, acompanhados por tosse ou dor de goela e início dos sintomas nos últimos 7 dias. As notificações SG só acontecem nas unidades sentinelas, que compõem a vigilância de vírus respiratórios, mormente a influenza, e são calculados especificamente por amostragem.

O aumento do SG no estado também é escoltado pelo aumento da síndrome respiratória aguda grave (SRAG), mormente os da influenza, nas últimas duas semanas, uma vez que alertou o monitoramento dos casos de SRAG da Instalação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“O Espírito Santo, que veio de uma tendência de queda ou estabilizando casos, foi uma tendência a retomar o desenvolvimento de SRAGs. Essa síndrome é uma exigência na qual uma infecção respiratória gera grande dificuldade em respirar e lesões alvéolas, que podem levar à morte”.explicou o médico e a referência técnica da vigilância da influenza e da meningite, Mariana Ribeiro Macedo.

A referência técnica também alertou que mais da metade dos casos de cirurges nascente ano no estado, tapume de 61% está em idosos supra de 60, um dos grupos prioritários para vacinação contra a gripe.

“É um grupo vulnerável a complicações da influenza, que pode levar a SRAG, por exemplo. Outrossim, é um grupo que deve ser vacinado, mas estamos parecendo baixos”.disse Macedo.

Cenário epidemiológico de Surgs da influenza: quase 70 % das mortes são idosos
De conciliação com dados do sistema de informações de vigilância epidemiológica da influenza (SiveP-GRIP), desde o início do ano até os 16 (até 19 de abril), Espírito Santo registrou 250 casos de SRAG identificados por vírus respiratórios e respiratórios e respiratórios e respiratórios e respiratórios. Somente entre 18 e 20 (27 de abril a 17 de maio), o estado já possui 272 novos casos de SRAG por vírus respiratórios, totalizando 522 ao longo de 2025.

Do totalidade de SRAG por vírus respiratórios notificados de até 16, 58 foram relacionados exclusivamente à influenza (considerando toda a digitação), com 6 mortes confirmadas. Com o início do cenário de sazonalidade de vírus respiratórios, os casos de SRAG por influenza passaram para 148 notificações de até 20, com 26 mortes.

De conciliação com o médico e a referência técnica da vigilância da gripe e meningite, Mariana Ribeiro Macedo, quase 70% das mortes (18 mortes) por SRAG de influenza estão na população em mais de 60 anos. Outro dados que também chamam a atenção, de conciliação com o profissional, é a prevalência de casos de SRAG nesse mesmo grupo, com 90 casos relatados do totalidade de 148.

De conciliação com a referência técnica, a SESA orientou os municípios em relação ao manejo e tratamento da influenza com o uso inopino de fosfato de oseltamivir em casos de síndrome da gripe (SG) com condições e fatores de risco para agravamento do cenário médico, independentemente da hospitalização ou da situação da vacinação e da vacinação.

“The Ministry of Health indicates the benefit that early therapy provides, both in reducing the duration of symptoms and reducing the occurrence of influenza virus complications in patients with conditions and risk factors for complications. With this, we are advised to all health services, either in primary care, urgent and emergency or hospital units regarding the indication of this drug, regardless of hospitalization or vaccine situation and for all cases of cases SRAG ”Maco estressado.

Dados detalhados do SRAG por influenza aquém:

SRAG por influenza detalhada pela região da saúde para 20:

  • Metropolitan: 113 casos / 20 mortes
  • Medial: 12 casos / 3 mortes
  • Setentrião: 9 casos / 2 mortes
  • Sul: 14 casos / 1 morte

SRAG por influenza detalhada por tira etária até 20:

  • 0 a 04 anos: 17 casos / sem morte
  • 05 a 11 anos: 09 casos / sem morte
  • 12 a 17 anos: 02 casos / sem morte
  • 18 a 59 anos: 30 casos / 8 mortes
  • 60 anos ou mais: 90 casos / 18 mortes

O desenvolvimento também é observado na demanda por leitos
A chegada do pico da sazonalidade de doenças respiratórias também é observada na demanda por leitos pelo Sistema de Saúde Unificado (SUS) em Espírito Santo, de conciliação com dados do sistema de regulamentação do leito, mormente para síndrome respiratória aguda grave (SRAG) pela influenza.

De janeiro a nesta segunda -feira (26), o estado já havia adicionado 96 solicitações da SRAG Beds para influenza, pedidos de pacientes com resultados positivos do laboratório para influenza. Em janeiro, havia 06 solicitações. Já em maio, de 1º ao 26º, havia 43 solicitações.

Aquém está a quantidade de pedidos de quarto sagrado para influenza mês a mês:

  • Janeiro: 06 solicitações
  • Fevereiro: 08 solicitações
  • Março: 06 solicitações
  • Abril: 33 solicitações
  • Maio (até 26/05): 43 solicitações

manadeira da materia

Share this content:

Publicar comentário