Carregando agora

Espírito Santo recebe primeira remessa de vacina contra dengue do Butantan

Espírito Santo recebe primeira remessa de vacina contra dengue do Butantan

Espírito Santo recebe primeira remessa de vacina contra dengue do Butantan

O Espírito Santo recebeu, nesta quinta-feira (19), a primeira remessa do imunizante vernáculo contra dengue (minorado), o Butantan-DV, desenvolvido pelo Instituto Butantan. Foram entregues 10.640 doses ao Estado e serão distribuídas às regiões de saúde e disponibilizadas para coleta nos municípios da Região Metropolitana a partir da próxima segunda-feira (23).

Seguindo orientações do Ministério da Saúde, por meio do Programa Pátrio de Imunizações (PNI), conforme consta na Nota Técnica nº 11/2026-CGICI/DPNI/SVSA/MS, o imunizante será direcionado à estratégia de imunização de trabalhadores da Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS) do Espírito Santo com idade entre 15 e 59 anos, 11 meses e 29 dias de idade, independentemente de infecção prévia por dengue e sem histórico de vacinação contra dengue com outro imunizante.

No Estado, a previsão é imunizar 25.114 profissionais da APS. Em relação ao recebimento de novas doses, o órgão federalista destacou no Guia Técnico Operacional da Vacina Atenuada contra Dengue do Instituto Butantan que a distribuição ocorrerá por meio de orientações automáticas, ou seja, de convenção com a quantidade fornecida pelo operário e a partir dos lotes divulgados pelo Instituto Pátrio de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

O secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, comemorou a chegada das doses porquê o início de um capítulo importante para a saúde pública do Espírito Santo. “A imunização contra a dengue dos profissionais de saúde que atuam na APS, com a vacina 100% vernáculo, é um marco muito importante para o Brasil e para o nosso Estado. É o início de um novo capítulo para o SUS no Espírito Santo, pois ajudará no combate a uma doença que é um problema de saúde pública”disse o secretário Tyago Hoffmann.

Ou por outra, segundo a Secretaria de Saúde, a imunização pode inaugurar depois o recebimento das doses. “Os municípios poderão iniciar a estratégia de vacinação, seguindo as orientações propostas pelo Programa Estadual de Imunização, o PEI, logo que tiverem as doses disponíveis”relatado. Na próxima segunda-feira (23), os municípios participarão da Reunião Preparatória da Estratégia de Vacinação dos Trabalhadores da Saúde da APS com a vacina Butantan contra dengue, promovida pelo PEI.

A distribuição para as regiões de saúde Sul, Núcleo e Setentrião começa na próxima segunda-feira e os municípios destas regiões poderão recolher logo que chegarem. Os municípios da região metropolitana poderão fazer a coleta no Núcleo Estadual do Insensível a partir da próxima segunda-feira. O número de doses a serem recebidas por cada cidade leva em consideração o número de profissionais da APS.

A ampliação da vacinação para a população universal de 15 a 59 anos deverá ocorrer, segundo o Ministério da Saúde, de forma gradual e escalonada, ao longo deste ano.

Público-alvo
Serão incluídos nesta primeira período:

  • Profissionais de saúde que realizam atividades de desvelo e prevenção nas unidades de APS do SUS: médicos; enfermeiras; auxiliares/técnicos de enfermagem; dentistas, equipes multidisciplinares (eMulti): nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos, assistentes sociais e farmacêuticos; agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE);
  • Trabalhadores administrativos e de escora que atuam nas Unidades Básicas de Saúde do SUS: recepcionistas, vigilantes e vigilantes, equipes de limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulância, entre outros.

Sobre o imunizante
Aprovada pela Filial Pátrio de Vigilância Sanitária (Anvisa) no início de dezembro de 2025, a Butantan-DV é a primeira vacina de ração única contra dengue no mundo. A vacina foi testada para uso em pessoas de 12 a 59 anos. Recentemente incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS), oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).

A distribuição solene do Butantan-DV aos estados brasileiros para imunização dos profissionais de saúde da APS começou no dia 9 de fevereiro.

A novidade vacina se soma à estratégia de vacinação contra a dengue que vem ocorrendo desde 2024, quando o Brasil se tornou o primeiro país a oferecer uma vacina contra a dengue no sistema público de saúde. O SUS continua vacinando crianças e adolescentes de 10 a 14 anos com a vacina de duas doses atualmente disponível. Para esse público, a vacinação é realizada exclusivamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

natividade da materia

Share this content:

Publicar comentário