Espírito Santo registra o caso da dengue tipo 3
A novidade circulação do vírus da dengue tipo 3 em Espírito Santo foi confirmada nesta sexta -feira (21) pelo Laboratório Médio de Saúde Pública do Estado de Espirito Santo (LACEN/ES), da Secretaria de Saúde (SESA). O Espírito Santo registrou a circulação do semotipo de dengue há 3 anos detrás.
O caso confirmado é de uma mulher de 19 anos, moradora de Vitória.
O diagnóstico foi realizado e confirmado (a exemplar foi submetida a uma segunda rodada de estudo), através da metodologia de biologia molecular, por LACEN/ES, que analisa todas as amostras de arbovírus enviados pelos municípios.
O sorotipo 3 é um vírus que traz os mesmos sintomas que os outros, mas aumenta a premência de maior vigilância. De congraçamento com o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, a circulação é preocupante devido à possibilidade de hospitalizações para a doença.
“Uma vez que há uma grande secção da população que nunca teve contato com esse tipo de vírus, o número de pessoas doentes pode aumentar, levando a um aumento de hospitalizações. Manteremos o monitoramento de casos e definiremos ações específicas, que serão debatidas no Núcleo Integrado de Comando e Controle dos Arbovírus que instituímos recentemente ”Hoffmann enfatizou.
Gerenciamento
Hospitais públicos seguem o protocolo de gerenciamento médico uma vez que Nota técnica 01/2024De congraçamento com as diretrizes do Ministério da Saúde (EM) para cuidar de pacientes com dengue. O protocolo fornece tratamento sintomático, medidas de suporte e hidratação venosa, de congraçamento com a classificação do paciente nos estágios da doença (A, B, C e D).
O serviço é executado de congraçamento com a sisudez do caso, garantindo a hidratação adequada e o suporte necessário. Para casos mais graves, uma vez que pacientes com hipotensão, são adotadas medidas para estabilização clínica. É importante evidenciar que não há tratamento específico ou medicamento restrito para dengue, e o manejo médico é a principal abordagem para minimizar as complicações.
Todas as faixas etárias são também suscetíveis à doença, mas os idosos e aqueles que têm doenças crônicas, uma vez que diabetes e hipertensão, têm um maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte. Assim, Sesa reforça a prestígio da prevenção uma vez que a melhor maneira de combater a dengue, eliminando os focos do mosquito Aedes aegypti e buscando atendimento médico no primeiro sinal de sintomas.
Cicc
O núcleo integrado de comando e controle dos arbovírus (CICC) é um núcleo estratégico para o confronto e resposta aos casos crescentes, mormente dengue e oropoche, considerados epidemias em Espírito Santo. O núcleo integrado foi instituído pelo governo do estado em 10 de fevereiro e terá reuniões semanais.
O CICC é coordenado pelo Secretariado da Saúde (SESA) e tem a participação dos Secretariats of Education (Sedu) e Agriculture, Supply, Aquiculture and Fishing (Seag); Além do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rústico (Incouro); Departamento de Bombeiros Militar do Estado de Espírito Santo (CBMES); Coordenação do Estado de Proteção e Resguardo Social (CEPDEC); Jones Dos Santos Neves Institute (IJSN); Superintendência do Estado do Ministério da Saúde em Espírito Santo; Recomendação Estadual de Saúde (CES); Collegiate of Municipal Health Secretários de Espírito Santo (Cosems/Es).
A primeira reunião do CICC foi realizada no dia 17, quando o cenário, a tendência dos casos e as ações de controle de Aedes aegypti foram destacados. As primeiras concepções foram apresentadas para a geração do planta de risco relacionado à dengue, que pode sustar assistência, indicadores epidemiológicos e relacionados ao vetor.
Sintomas da dengue:
- Febre subida (maior que 38 ° C);
- Dor corporal e articulações;
- Náusea e vômito,
- Dor detrás dos olhos;
- Desconforto;
- Falta de gosto;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas no corpo.
Caso
Boletins com informações sobre casos de dengue são atualizados e publicados semanalmente e podem ser acessados Clicando cá.
Dados diários podem ser conferidos ao Quadro de monitoramento da dengue em Espírito Santo.
O desempenho da vacinação de dengue pode ser verificado no Site de vacina e crédito.
Share this content:
Publicar comentário