Carregando agora

Espírito Santo supera meta anual e realiza mais de 160 milénio cirurgias eletivas em 2025

Espírito Santo supera meta anual e realiza mais de 160 mil cirurgias eletivas em 2025

Espírito Santo supera meta anual e realiza mais de 160 milénio cirurgias eletivas em 2025

O sistema de saúde capixaba ultrapassou nesta semana a marca de 160 milénio cirurgias eletivas realizadas ao longo de 2025, superando em 24% a meta inicial de 130 milénio procedimentos. O resultado foi consolidado por meio do Projecto Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas (OperaES), dirigido pela Secretaria de Saúde (Sesa), que registrou um totalidade de 160,2 milénio consultas de janeiro até a última quarta-feira (03).

Números e investimentos
Os dados apontam para um aumento da produtividade cirúrgica em relação ao ano anterior. Em 2024, foram registrados pouco mais de 153 milénio procedimentos, número que já representava 23% supra da meta para aquele período. Atualmente, a média de funcionamento é de 474 procedimentos por dia no estado. Para viabilizar a realização do projecto neste ano, o investimento talhado foi de R$ 130 milhões.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, o volume apanhado é o maior já registrado no Espírito Santo. “É um dia histórico para a saúde capixaba. É o maior número de cirurgias já registrado em nosso estado e vale sobresair que somos um dos estados com menor tempo de espera por um procedimento eletivo. ele afirmou.

Estratégias e especialidades de atendimento
A realização do OperaES envolve uma rede de 35 hospitais, composta por unidades próprias da Sesa, além de instituições conveniadas e contratadas. Os procedimentos estão distribuídos pelas quatro regiões de saúde do estado: Setentrião, Meão, Metropolitana e Sul. Cada unidade participante do programa possui metas de produção específicas a serem cumpridas anualmente.

Entre as especialidades com maior procura e realização de procedimentos estão as cirurgias oftalmológicas, gerais, ortopédicas, ginecológicas e urológicas, além de outros procedimentos clínicos.

Para chegar aos números atuais, houve mudanças na logística operacional das unidades. “Para melhorar nosso desempenho, ampliamos os horários de realização de procedimentos durante a semana e também estamos realizando cirurgias em um sábado por mês”, explicou a subsecretária de Estado da Saúde, Carolina Sanches.

Impacto direto
A redução das filas reflete a rotina dos pacientes que aguardam por intervenções médicas. Valteir Cassimiro Pereira, de 63 anos, passou recentemente por uma cirurgia no quadril no Hospital Meão do Estado, em Vitória. “Estou muito satisfeito com o procedimento, correu tudo muito e quero receber subida logo e retomar minhas atividades”relatou o paciente.

O secretário Tyago Hoffmann reforçou a perpetuidade dos trabalhos. “Cada investimento, cada profissional envolvido e cada ação integrada reforçam o compromisso em prometer um atendimento digno e alcançável a todos. Fico muito honrado e muito feliz em participar de entregas tão relevantes para a sociedade capixaba. Seguimos trabalhando com dedicação para que a saúde capixaba continue avançando a cada dia”, concluiu.

manancial da materia

Share this content:

Publicar comentário