Espírito Santo tem a segunda melhor cobertura de vacinação da gripe do país
Os esforços dos profissionais de saúde e a participação da população de capixaba, mormente grupos prioritários, em prol da vacinação contra influenza em todo o estado, resultaram em dados importantes no cenário pátrio. Embora ainda não tenha atingido o níveo da cobertura de vacinação defendida pelo Ministério da Saúde, Espírito Santo é o segundo estado do país com a maior cobertura, com 49,89%.
Os dados são da National Health Data Network (RNDs) até a última sexta -feira (04). Espírito Santo está unicamente por trás do estado de Piauí, que tem 53,17% de cobertura. A média pátrio é de 43,65%. A meta recomendada é de 90%.
A cobertura da vacina refere -se à imunização de grupos prioritários que têm a meta da estratégia de vacinação contra influenza de 2025, que são formados por crianças de 6 meses -menores de 6 anos, mulheres grávidas e idosos de 60 anos ou mais.
“Espírito Santo recuperou posições no ranking pátrio da estratégia de vacinação contra influenza nascente ano de 2025. E esse é o resultado do trabalho de cada profissional de saúde envolvido nesse processo e também da população de capixaba. Mas ainda não alcançamos o objetivo recomendado e continuaremos a procurar a cobertura de vacinação”. Ele destacou o Secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann.
Para conseguir a cobertura da primazia, o Secretariado de Saúde (SESA), por meio do Programa de Imunizações do Estado (PEI), tem orientado os municípios em relação ao fortalecimento das ações de vacinação nas escolas, ações extramíficas, porquê as realizadas nos terminais de maior vitróia e a expansão da suprimento de imunização à população.
Outrossim, o PEI coordena as mensagens de texto em telefones celulares, SMS, porquê uma maneira de substanciar a notícia com os pais e os guardiões de seis meses -crianças com menos de 6 anos, que ainda não foram imunizadas contra a gripe. Mais de 600.000 SMS de abril, o mês de principiar a enviar até junho. Em julho, as remessas continuam a sobrevir.
Em 2024, de contrato com os dados do RNDS, Espírito Santo foi a maior cobertura entre os 26 estados brasileiros e o província federalista, com 69,06%.
Share this content:
Publicar comentário