Estado anuncia novidade empresa e unidade PMES especializada na proteção da mulher
O Governador do Estado, Renato Casagrande, assinou, na tarde desta quinta-feira (05), o projeto de Lei Complementar que cria a Empresa Independente de Prevenção à Violência Doméstica e Proteção à Mulher (CIMU) e a 6ª Empresa do 1º Batalhão de Polícia Militar, em Vitória, que terá responsabilidade territorial na região do Território do Bien. Ambas as unidades são da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES).
“Quando estabelecermos uma gestão diretamente ligada ao comando da Polícia, com possante integração entre as instituições e monitoramento permanente dos indicadores de criminalidade, fortaleceremos o Estado por meio de políticas públicas. Estamos atentos à questão da segurança pública e dos direitos humanos, muito uma vez que em outras áreas. Integramos ações entre pastas. Sabemos que temos um longo caminho a percorrer, mas devemos comemorar as conquistas e valorizar os passos que estamos dando. Vamos fortalecer o trabalho de proteção das mulheres”observou o governador.
O projeto de Lei Complementar também ajusta o número de militares da PMES, que está desatualizado e inviabiliza a realização de concurso público, além de propor o aumento da base da estrutura de curso dos Soldados Auxiliares de Saúde. Será verosímil realizar concurso público para auxiliares de saúde e, assim, prometer a perpetuidade dos serviços do Hospital da Polícia Militar (HPM). O último concurso para Postos Auxiliares de Saúde foi realizado há 30 anos, portanto, até dezembro de 2026, todos os aprovados no último concurso passarão a fazer segmento da suplente remunerada.
“É um momento de gratidão ao governador que vem investindo muito no combate à violência no Espírito Santo. Esses novos anúncios são a prova disso. O foco está inteiramente na redução da morte de mulheres e no aumento da segurança em áreas de vulnerabilidade social. Temos a oportunidade de fechar mais um ano com redução recorde de homicídios. Vemos que podemos prosseguir ainda mais a cada ano, com o programa Estado Atual”afirmou o subsecretário de Integração Institucional da Secretaria de Segurança Pública e Resguardo Social (Sesp), coronel Márcio Celante.
O comandante universal da PMES, coronel Douglas Caus, também participou do proclamação.
“É um momento histórico para a Polícia Militar. Passamos de 4 milénio para 12 milénio visitas da Sentinela María da Penha desde que o governador Renato Casagrande assumiu novamente o incumbência em 2019. Esse é um tema difícil e deve ter um enfrentamento pátrio. Violência que se desenvolve entre quatro paredes. “Estamos fazendo o que podemos, com o trabalho de visitas tranquilizadoras e agora essa estruturação da novidade Empresa Independente”pronunciado.
Share this content:
Publicar comentário