Carregando agora

Feira de artesanato vai reunir expositores de todo o Brasil no ES

Feira de artesanato vai reunir expositores de todo o Brasil no ES

Feira de artesanato vai reunir expositores de todo o Brasil no ES

A 13ª edição da ArteSanto, a Feira Vernáculo do Artesanato no Espírito Santo, está confirmada para ocorrer entre os dias 7 e 12 de outubro na Terreiro do Papa, em Vitória. O evento reunirá 600 expositores de diversos estados brasileiros em um espaço de mais de cinco milénio metros quadrados, apresentando uma vasta gama de produtos artesanais e celebrando a cultura popular.

A feira, que se consolidou porquê um dos principais eventos do setor no país, oferecerá ao público a oportunidade de saber e comprar peças exclusivas. Serão sete dias de exposição com itens de cerâmica, tecidos, metais, pedras, produtos do mar, materiais reciclados, sintéticos, papel, ligamento oriundo e pele. Também estarão presentes produções de joias, roupas, bolsas, móveis, artigos de decoração, redes e vasos, além do congo e da tradicional panela de barro, representando a inconstância do artesanato pátrio e capixaba.

“É a opção perfeita para fazer compras de itens pessoais, decoração para a mansão e escritório, ou escolha de presentes. Os preços são acessíveis, os produtos são de altíssima qualidade. A ArteSanto é a curadoria perfeita para o consumidor, porque reúne a inconstância de produtos e técnicas do Brasil num só lugar. Ou seja: variedade, preço bom e produtos únicos – porque o artesanato é uma peça única, com valor confederado e a paixão do trabalho do artesão”, afirma Sonia Iamonde, organizadora da feira.

Uma vez que novidade para a edição de 2025, os consumidores que adquirirem produtos durante o evento concorrerão a sorteios.

Homenagem à cultura lugar
Seguindo a tradição de escolher um tema cultural a cada ano, a ArteSanto homenageará João Bananeira, personagem folclórico e símbolo cultural de Cariacica. Reconhecido por sua participação no Carnaval de Congo de Roda D’Chuva, uma celebração com mais de 150 anos de história, João Bananeira é considerado patrimônio cultural intáctil do município. A figura, que se apresenta coberta por folhas de bananeira e utiliza uma máscara, remete às antigas procissões de carnaval iniciadas por negros fugidos da Revolta de Queimados, em 1849.

“Temos orgulho em trazê-lo porquê tema desta edição, reunindo artesãos de todo o Brasil para comemorar a cultura popular”, declara Sonia Iamonde. A organizadora adianta que o personagem será o foco da exposição cultural do evento deste ano.

Inclusão social
A feira também contará com um espaço devotado a produtos desenvolvidos por internos do sistema prisional do Espírito Santo. A iniciativa, segmento do Programa de Ressocialização da Secretaria de Estado da Justiça, exibirá dezenas de itens de subida qualidade, porquê os bonecos de crochê amigurumis, camas e acessórios para pets, bolsas e diversos artigos para decoração.

O setor de artesanato no Brasil, segundo dados fornecidos pela organização, mobiliza muro de 8,5 milhões de artesãos e movimenta aproximadamente R$50 bilhões por ano, o que representa muro de 3% do Resultado Interno Bruto (PIB) Vernáculo.

A ArteSanto é uma realização do Instituto Vernáculo de Desenvolvimento Social e correalização do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau. O evento conta com o escora do Sebrae e da Aderes, escora institucional da Federação das Associações dos Artesãos do Espírito Santo e colaboração da Prefeitura de Vitória. A organização é da Iamonde Design de Eventos.

natividade

Share this content:

Publicar comentário