Carregando agora

Fernanda Torres é indicada ao Mundo de Ouro por atuação em “Ainda Estou Cá”

Fernanda Torres é indicada ao Globo de Ouro por atuação em “Ainda Estou Aqui”

Fernanda Torres é indicada ao Mundo de Ouro por atuação em “Ainda Estou Cá”

Fernanda Torres foi indicada ao Mundo de Ouro na categoria de Melhor Atriz em Filme – Drama por sua performance no longa-metragem “Ainda Estou Cá”, dirigido por Walter Salles. O proclamação foi feito nesta segunda-feira (9). A premiação está marcada para o dia 5 de janeiro de 2025. A indicação de Torres marca um momento histórico, ocorrendo 25 anos em seguida sua mãe, Fernanda Montenegro, ter sido indicada ao mesmo prêmio por “Medial do Brasil”, também dirigido por Salles.

Além da indicação de Fernanda Torres, “Ainda Estou Cá” foi nomeado a Melhor Filme Estrangeiro, marcando o retorno do Brasil à premiação nessa categoria em seguida 20 anos. O último filme brasiliano a ser indicado foi “Diários de Motocicleta”, também de Walter Salles, em 2005.

Concorrência acirrada
Na categoria de Melhor Atriz, Fernanda Torres concorre com nomes de peso da indústria cinematográfica internacional: Angelina Jolie (“Maria”), Nicole Kidman (“Babygirl”), Tilda Swinton (“O Quarto ao Lado”), Pamela Anderson (“The Last Showgirl”) e Kate Winslet (“Lee”).

Diferentemente do Oscar, o Mundo de Ouro divide as categorias de atuação entre filmes de drama e comédia ou músico, o que amplia as chances de reconhecimento de diferentes estilos de atuação.

Reações e repercussão
Fernanda Torres agradeceu a indicação em suas redes sociais com uma publicação discreta, utilizando exclusivamente o emoji 🙏. Selton Mello, que atua porquê Rubens Paiva no filme, comemorou as indicações em seu perfil no Instagram:

“Partiu Mundo de Ouro. Nanda, minha amiga, nosso orgulho, amo-te infinito. Walter, elegância, sensibilidade & precisão. Simbolizar nosso país, com esse filme, é um orgulho.”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também manifestou pedestal à atriz e ao filme, compartilhando uma foto ao lado de Fernanda Torres e da primeira-dama, Janja, acompanhada da mensagem: “Na torcida. #GoldenGlobes.”

Los Angeles Film Critics Association
No domingo (8), a atriz foi destaque na votação da Associação dos Críticos de Cinema de Los Angeles (LAFCA, na {sigla} em inglês), recebendo uma menção honrosa na categoria de Melhor Performance por seu trabalho em “Ainda Estou Cá”. Embora o prêmio principal tenha sido compartilhado por Mikey Madison e Marianne Jean-Baptiste, Torres foi destacada ao lado de Demi Moore, de “A Substância”.

A atriz também foi reconhecida recentemente pela revista Vanity Fair porquê “ícone global”, com destaque para sua “performance reveladora” no longa de Salles.

Sobre o filme
Dirigido por Walter Salles, “Ainda Estou Cá” é uma adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, que narra a trajetória da família Paiva durante a ditadura militar brasileira. O filme aborda a luta de Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, para desenredar a verdade sobre o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva, deputado federalista recluso e morto em 1971, pela Ditadura Militar.

O longa estreou no Brasil em 7 de novembro e já alcançou a marca de 2 milhões de espectadores, liderando o ranking de bilheteria em sua semana de estreia. Aclamado pela sátira, o filme também venceu o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza.

Campanha ao Oscar
Rodrigo Teixeira, produtor do longa, revelou que a estratégia para promover a candidatura de Fernanda Torres ao Oscar inclui ressaltar sua trajetória internacional, porquê o prêmio de Melhor Atriz em Cannes, conquistado em 1986 por “Eu Sei Que Vou Te Amar”.

“Ainda Estou Cá” é assinalado porquê a maior chance do Brasil no Oscar em mais de duas décadas, impulsionado pela recepção calorosa da sátira internacional.

Veja o trailer de “Ainda Estou Cá”:

nascente

Share this content:

Publicar comentário