Fórmula 1: Gabriel Bortoleto devolve o Brasil ao grid posteriormente sete anos
A Sauber anunciou nesta segunda-feira a contratação de Gabriel Bortoleto, que competirá na Fórmula 1 a partir da temporada 2025. É a primeira vez desde a aposentadoria de Felipe Volume, em 2017, que o Brasil volta a ter um piloto titular na categoria.
Com somente 20 anos, o paulista terá porquê companheiro o experiente Nico Hulkenberg, atualmente piloto da Haas.
A competição foi potente
Para ocupar a vaga, Bortoleto venceu pilotos porquê Valtteri Bottas, Mick Schumacher e Théo Purchaire, candidatos que também estavam nos planos da Sauber. A escolha final veio depois que McLaren e Sauber chegaram a um harmonia que permitiu ao jovem talento brasílio prometer um contrato permanente.
Bortoleto impressionado em Monza
Bortoleto chamou a atenção da Sauber posteriormente impressionar no GP de Monza, em setembro, ao vencer a Fórmula 2 vindo do último lugar. Esse desempenho, somado à liderança na F2, despertou o interesse da equipe suíça, que atualmente ocupa a última posição no campeonato de construtores, mas projeta um horizonte promissor com a ingresso da Audi porquê proprietária em 2026.
Receba OFuxico News no seu celular
As negociações entre o piloto e a equipe avançaram durante o GP de São Paulo, realizado em Interlagos, e garantiram sua ingresso definitiva na Sauber. Andrea Stella, dirigente da McLaren, equipe onde Bortoleto faz segmento do programa de desenvolvimento, disse que não impediria a transferência.
Gabriel Bortoleto repetiu feito de Leclerc e Russell
Bortoleto iniciou sua curso no kart aos sete anos. Seu destaque internacional veio em 2018, com o terceiro lugar no Campeonato Europeu e Mundial Júnior de Kart. Em 2020, fez a transição para os monolugares e competiu na F4 italiana, terminando entre os cinco primeiros. Depois da passagem pela Fórmula Regional Europeia, deu um grande salto para a F3, onde foi vencedor em 2023 em sua temporada de estreia.
Com a liderança na Fórmula 2 em 2024 e uma verosímil conquista do título, Bortoleto repete feito vasqueiro, conseguido por nomes porquê Charles Leclerc e George Russell, ao vencer F3 e F2 em temporadas consecutivas.
Vale ressaltar que o piloto é dirigido pela A14 Management, empresa do bicampeão Fernando Alonso.
Share this content:



Publicar comentário