Carregando agora

Fux diz que cometeu injustiças nos julgamentos de 8 de janeiro

Fux diz que cometeu injustiças nos julgamentos de 8 de janeiro

Fux diz que cometeu injustiças nos julgamentos de 8 de janeiro

O ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federalista), afirmou nesta terça-feira (21) que mudou de posição por ter cometido “injustiças” nos julgamentos dos acusados ​​relacionadas aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, quando, em alguns casos, votou em prol da pena dos acusados.

“Meu entendimento anterior, julgamos muitos casos, embora amparados na lógica da urgência, incorreram em injustiças que o tempo e a consciência já não me permitiam sustentar”o ministro começou no transmitido.

A fala de Fux ocorreu durante a votação do Núcleo 4, considerado grupo de desinformação, no processo da tentativa de golpe de Estado em seguida as eleições de 2022. O ministro indicou que absolverá os acusados ​​dos crimes de tentativa de golpe de Estado, extinção e organização criminosa e dos danos cometidos no dia 8 de janeiro.

Na votação, Fux explicou que a tipicidade dos crimes aplicados aos réus do 8 de janeiro (a mesma dos envolvidos na trama golpista) não deveria ser aplicada aos réus já condenados.

“Meu realinhamento não significa fraqueza de propósito, mas firmeza na resguardo do Estado de Recta”esses.

O ministro afirmou ainda que não há “demérito” que um juiz mude de posição quando reconhece “o erro em si.” “O juiz não deve buscar consistência no erro”completo.

Fux foi o único ministro da Primeira Turma que votou pela perdão, da maior segmento dos crimes, dos acusados ​​do núcleo 4 da trama golpista, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

manadeira da materia

Share this content:

Publicar comentário