Carregando agora

Gestantes receberão novidade vacina contra vírus respiratórios a partir de novembro

Gestantes receberão nova vacina contra vírus respiratórios a partir de novembro

Gestantes receberão novidade vacina contra vírus respiratórios a partir de novembro

As gestantes capixabas terão agora mais uma vacina no calendário vernáculo nascente ano, com a incorporação pelo Sistema Único de Saúde (SUS) da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR). O Ministério da Saúde sinalizou o início do envio de doses a partir da segunda quinzena de novembro para os estados brasileiros. No Espírito Santo, a Secretaria de Saúde (Sesa) estima que 51.811 gestantes estão elegíveis para serem vacinadas.

A vacina será somada às doses de rotina do Calendário Pátrio de Vacinação das Gestantes e oferecida às mulheres a partir da 28ª semana de prenhez, para que os anticorpos sejam transferidos para o bebê, garantindo proteção nos primeiros meses de vida.

“A incorporação desse novo imunizante é um passo muito importante para a saúde pública e, mais ainda, para a saúde dos bebês, principalmente dos menores de 6 meses, período de maior suscetibilidade à doença. É um mercê importante para o desvelo da mãe com seu bebê, pois ao vacinar as gestantes contra o VSR, conferem isenção passiva ao seu rebento, protegendo-o contra infecções graves durante os primeiros meses de vida, muito uma vez que sequelas e morte em longo prazo”alertou a referência técnica do Programa Estadual de Imunização (PEI), Danielle Grillo.

No Espírito Santo, até a semana epidemiológica (SE) 43 (até 25 de outubro), o vírus sincicial respiratório (VSR) foi o principal vírus nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com 709 casos notificados, representando murado de 22% do totalidade de casos, segundo dados do Boletim Epidemiológico de Vigilância da Síndrome Gripal. Dos 709 casos, 92% (651) ocorreram em crianças de 0 a 4 anos. Ou por outra, dos 19 óbitos por VSR neste mesmo período, 8 ocorreram em crianças de 0 a 4 anos.

“É uma vacina segura que já demonstrou, em diversos países, o objetivo de reduzir a incidência e a seriedade da doença nos bebês. Pode ser administrada em conjunto com outras imunizações do calendário da gestante, portanto é uma oportunidade para colocar todas as doses em dia”reforçou Danielle Grillo.

O esquema vacinal será de ração única, em mulheres a partir da 28ª semana gestacional, sem restrição de idade materna. A indicação é de uma ração para cada gravidez. As gestantes têm papel importante na prevenção da doença causada pelo VSR, na proteção do bebê, pois ao receber a ração, os anticorpos maternos fornecidos pela vacinação são passados ​​por via transplacentária.

Segundo a referência técnica, Danielle Grillo, o Programa Estadual de Imunizações (PEI), da Sesa, organizou um cronograma de treinamento para profissionais de saúde municipais sobre o novo imunizante com o objetivo de explicar as indicações, preparo e emprego, armazenamento, registro de doses, entre outros temas, além de preparar o envio da nota técnica estadual sobre as principais informações. Com a sinalização do Ministério da Saúde para o envio das doses ao Estado, elas serão prontamente distribuídas às regiões de saúde para envio aos municípios.

Vacinas no Calendário Pátrio para Gestantes
As vacinas protegem vidas e, durante a gravidez, são ainda mais importantes e atuam em doses duplas, garantindo proteção à saúde da gestante e do seu bebê. Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), as gestantes contam com um calendário específico, com recomendação das seguintes vacinas:

  • Duplo adulto (dT);
  • Vacina Tdap;
  • Hepatite B;
  • Gripe (gripe);
  • COVID-19.

A partir da segunda quinzena de novembro, conforme definição do Ministério da Saúde, as gestantes também receberão a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR).

Se você está prenha e ainda não foi imunizada ou está com as doses atrasadas, entre em contato com a unidade de saúde de referência para obter mais informações e não deixe de atualizar sua caderneta.

manadeira da materia

Share this content:

Publicar comentário