Gilmar Mendes anula as condenações da Lava Jato de José Dirceu assinadas por Sergio Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federalista (STF), Gilmar Mendes, anulou nesta segunda-feira (28) todos os atos processuais do ex-juiz Sergio Moro contra o ex-ministro José Dirceu no contextura da operação Lava Jato.
A decisão afeta inclusive as sentenças assinadas por Moro contra Dirceu.
Ao fazê-lo, também anula decisões de tribunais superiores que mantiveram estas condenações. O ministro ainda enviou transcrição da decisão ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde aguardam julgamento dois recursos de Dirceu.
Gilmar Mendes atendeu pedido da resguardo do político e estendeu a Dirceu os efeitos da decisão do STF que considerou Sergio Moro suspeito de atuação nos casos contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A decisão afeta casos que levaram José Dirceu a ser sentenciado a mais de 23 anos de prisão por crimes uma vez que prevaricação e lavagem de quantia em esquemas de prevaricação na Petrobras.
Em nota, a resguardo afirmou que José Dirceu “Ele recebeu a decisão com calma” meu “Sempre confiei na Justiça”.
Para Mendes, há indícios de que Moro agiu contra Dirceu para chegar a Lula.
Na decisão, o juiz diz que as provas levadas ao STF demonstram que a mesma falta de isenção de Moro em relação a Lula “Também impediu que José Dirceu tivesse recta a um julgamento justo e recto”.
“Os elementos concretos (…) demonstram que a irmandade formada pelo ex-juiz Sérgio Moro e pelos procuradores de Curitiba viam a pena de Dirceu uma vez que um objetivo a ser obtido para sustentar as acusações que posteriormente seriam apresentadas contra Luiz Inácio Lula da Silva”diz Gilmar Mendes.
Para o ministro, a anulação dos atos se justifica tendo em vista “indícios de que o juiz e os procuradores ajustaram estratégias contra estes arguidos, tomando a pena de um deles uma vez que fundamento da denúncia apresentada contra o outro”.
“(…) a denúncia contra José Dirceu foi um experimento para a denúncia que seria feita contra o atual Presidente. Finalmente, ao antecipar detalhes da denúncia que seria apresentada contra Luiz Inácio Lula da Silva, em mensagem dirigida ao ex-juiz Sérgio Moro, Deltan Dallagnol referiu-se especificamente ao agora responsável (José Dirceu)”.
Completo
Leia a nota divulgada pela resguardo de José Dirceu em seguida a decisão:
O ex-ministro José Dirceu recebeu com tranquilidade a decisão do Supremo Tribunal Federalista que anulou todas as condenações da operação Lava Jato contra ele. A decisão, que restaura seus direitos políticos, entende que o real objetivo do processo contra Dirceu era chegar ao presidente Luís Inácio Lula da Silva, o que demonstra a quebra na parcialidade das ações.
A anulação atende ao pedido da resguardo do ex-ministro, que solicitou a prorrogação da decisão da Câmara 2 do Supremo que considerou parciais as decisões da Lava Jato e do ex-juiz Sergio Moro nos casos envolvendo o presidente Lula. José Dirceu sempre confiou na Justiça.
Resguardo do ex-ministro José Dirceu – Dr. Roberto Podval
Share this content:
Publicar comentário