Governo do Estado lança portal Integra Saúde Capixaba
O horizonte focado na saúde do dedo já é uma veras para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Espírito Santo. Em iniciativa inédita no Estado, o Governador do Estado, Renato Casagrande, lançou, nesta quarta-feira (06), o portal de integração da Rede Estadual de Dados em Saúde (REDS), Integra Saúde Capixaba.
O projeto, que está em primeira tempo de desenvolvimento, é voltado às iniciativas de saúde do dedo da Secretaria de Saúde (Sesa). O portal está disponível no link:
O Integra Saúde Capixaba é uma plataforma pioneira de integração e qualificação de dados de saúde em nível estadual, na qual o cidadão pode escoltar e monitorar seu próprio histórico de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).
“Agora o cidadão tem nitidez sobre o que está acontecendo. Pela plataforma, ele poderá escoltar o atendimento regulamentado pelo Governo do Estado – consultas, exames, medicamentos, cirurgias eletivas e tudo o que for solicitado na unidade de saúde ou por regulamento. Estamos usando a tecnologia para atender o Espírito Santo. Isso dá mais tranquilidade na hora de prestar o serviço e mais transparência”disse o governador, durante entrevista coletiva de apresentação do projeto.
Para acessar o portal, o cidadão deve estar cadastrado no “Chegada Cidadão” do Governo do Estado. Em seguida o cadastro, ou caso já possua, ao acessar o novo portal Integra Saúde Capixaba, o cidadão encontrará informações sobre o “Lifeline”, por meio de um histórico completo, em ordem cronológica, dos atendimentos no SUS.
No portal, os cidadãos também têm aproximação a informações sobre consultas e exames especializados; Exames laboratoriais GAL/LACEN; cirurgias; hospitalizações; medicamentos e fórmulas nutricionais e vacinas.
“Com esta integração, a Sesa promove uma gestão de dados centralizada e estratégica, garantindo que as decisões sejam tomadas com base em informações atualizadas. Entre os principais benefícios para os capixabas estão a melhoria na ininterrupção do atendimento e na eficiência do atendimento”reforçou o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte.
A princípio, as informações referem-se aos serviços estaduais e avançarão para diferentes bases de dados de saúde do Espírito Santo. A integração ocorre devido ao REDS, no seu trabalho de compartilhamento de informações e interoperabilidade, ou seja, na troca de dados de saúde de diferentes sistemas. As informações estão vinculadas diretamente aos dados do Cadastro de Pessoa Física (CPF), respeitando a Lei Universal de Proteção de Dados (LGPD).
“Baseada em padrões internacionais de interoperabilidade, a Integra Saúde Capixaba cria uma ponte entre diferentes sistemas de saúde, garantindo que as informações fluam com precisão, segurança e rapidez”explicou o gerente de Tecnologia da Informação da Sesa, Marcio Merçon de Vargas.
Integra Saúde Capixaba
O Integra Saúde Capixaba foi criado com o objetivo de integrar e compartilhar dados de saúde em todo o território capixaba, conectando toda a rede SUS. Inicialmente, para esta primeira lanço, os dados referem-se aos serviços estaduais e avançarão para diferentes bases de dados de saúde do Espírito Santo.
“No portal, o cidadão poderá se saber dentro do SUS, saber seu histórico e também escoltar solicitações de exames e consultas, por exemplo. A plataforma estará em metódico evolução, procurando progredir para um registo único do paciente, no qual o paciente terá todas as informações melhoradas”descreveu Vargas.
Ao aquiescer ao portal, os cidadãos terão aproximação às seguintes aplicações para consulta: Risca da Vida; Consultas e Exames Especializados; Exames Laboratoriais GAL/LACEN; Cirurgias; Internações; Medicamentos e Fórmulas Nutricionais; Vacinas.
Risca de vida: O cidadão pode escoltar todas as informações do seu histórico de saúde em ordem cronológica, selecionando o período que deseja, desde o início do seu atendimento no SUS até o último.
· Consultas e Exames Especializados: é apresentado o histórico de consultas e exames especializados já realizados, que servem de base para agendamento, com informações quanto ao tipo de consulta ou fiscalização; a data da solicitação; o status do pedido; a data da marcação, se já confirmada e; a localização.
· Exames GAL/LACEN: São disponibilizados exames laboratoriais que foram realizados no Laboratório Medial de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) ou em outros laboratórios que realizam análises de interesse para a saúde pública que utilizam o sistema Gerenciador de Envolvente Laboratorial (GAL). Inicialmente serão disponibilizados relatórios de exames de biologia molecular e sorologias para dengue, chikungunya, zika, vírus respiratórios, influenza e Covid-19.
· Cirurgia: O cidadão pode escoltar, além do histórico de informações de cirurgias já realizadas, também aquelas em processo de agendamento, com informações porquê especialidade, procedimento, data da solicitação, hospital, data da cirurgia e situação.
· Hospitalização: É disponibilizado todo o histórico do cidadão enquanto esteve internado em uma unidade do SUS, porquê informações sobre especialidade do leito, hospital, data de internação, data de subida, dias de internação e situação.
· Medicamentos e Fórmulas Nutricionais: aproximação a informações sobre solicitações de medicamentos prescritos e fórmulas nutricionais feitas nas unidades da Farmácia Cidadã do Estado, incluindo dados sobre código de procedimento; procedimento, CID, quantidade solicitada, quantidade autorizada, quantidade entregue, data e status da entrega.
· Vacinas: É verosímil escoltar o histórico vacinal, com informações porquê nome da vacina, ração aplicada, data de emprego e trabalhador.
Sobre REDS
A Rede de Dados em Saúde do Estado do Espírito Santo (REDS) tem porquê objetivo permitir a troca de informações entre todos os pontos da Rede de Atenção à Saúde, facilitando a transição e a ininterrupção do desvelo.
É por meio do REDS que é disponibilizada aos cidadãos a aplicabilidade do Portal Integra Saúde Capixaba, o que se dá por meio do processo de compartilhamento e interoperabilidade de dados, uma vez que as informações de saúde em todo o Estado passam por padronização de linguagem para que haja troca de informações de saúde de diferentes sistemas, evitando a fragmentação de dados e informações.
Outrossim, a expectativa é que a REDS possa atuar com um volume ainda maior de dados disponíveis, potencializando a capacidade de monitoramento e gestão de políticas públicas de saúde, uma vez que, concomitantemente à consolidação e integração estadual, o Ministério da Saúde (MS) desenvolveu a Federalização da o programa Rede Pátrio de Dados em Saúde (RNDS), no qual o Espírito Santo é um dos oito estados pilotos para sua implementação e o único da região Sudeste.
Share this content:
Publicar comentário