Carregando agora

Governo Federalista amplia atendimento oncológico e serviços de saúde da mulher no ES

Governo Federal amplia atendimento oncológico e serviços de saúde da mulher no ES

Governo Federalista amplia atendimento oncológico e serviços de saúde da mulher no ES

O Espírito Santo recebe, nesta quinta (11) e sexta (12), duas novas estruturas estratégicas para fortalecer a atenção ao cancro e à saúde da mulher na rede pública. O Governo Federalista, por meio do Ministério da Saúde, inaugura um Meio de Radioterapia no Hospital e Maternidade São José, em Colatina, e disponibiliza uma unidade traste de saúde em Cariacica. As ações fazem segmento do programa “Agora Tem Especialistas”.

Expansão da radioterapia em Colatina
Nesta quinta-feira (11), a ministra da Paridade Racial, Anielle Franco, o diretor do Departamento de Atenção Especializada e Temática do Ministério da Saúde, Arthur Mello, e o superintendente estadual do Ministério da Saúde, Luiz Carlos Reblin, anunciam a ampliação do tratamento do cancro no estado. Autoridades participam da inauguração do novo serviço de radioterapia do Hospital e Maternidade São José, em Colatina.

O evento na cidade capixaba acontece simultaneamente com inaugurações em outras quatro cidades brasileiras: Itabira (MG), Goiânia (GO), São Luís (MA) e Marília (SP). A cerimônia será vinculada virtualmente com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que estão com agenda marcada em Itabira.

A novidade estrutura em Colatina conta com acelerador linear, equipamento forçoso para tratamento oncológico. Segundo o governo, cada aparelho pode tratar 600 novos pacientes por ano. A medida visa descentralizar o atendimento e reduzir o tempo de espera na rede pública, evitando que os pacientes precisem percorrer longas distâncias. A média vernáculo até portanto era de 145 km para aquiescer a leste serviço.

Investimento e contexto vernáculo
A entrega faz segmento do Projecto de Expansão da Radioterapia no SUS (PERSUS). Para a obtenção dos cinco novos aceleradores lineares inaugurados simultaneamente nesta quinta-feira, o Governo do Brasil investiu mais de R$ 67,5 milhões.

A meta do Ministério da Saúde é entregar 121 novos aceleradores lineares em todo o país até o final de 2026, beneficiando mais de 84,7 milénio pacientes. Atualmente, o SUS opera com 369 equipamentos desse tipo, registrando um aumento de 16% nos procedimentos realizados entre 2022 e 2024.

Diagnóstico traste em Cariacica
Na sexta-feira (12), às 10h, o superintendente Luiz Carlos Reblin dá perpetuidade à agenda federalista no estado, desta vez em Cariacica, para anunciar a chegada do “Carrinho Saúde da Mulher”. O lançamento acontece na Rua São Jorge, no bairro Piranema.

A unidade traste, voltada ao diagnóstico precoce do cancro de úbere e pescoço do útero, oferecerá consultas, mamografias e biópsias para pacientes agendadas pelo município. É o primeiro dos 41 caminhões do programa a entrar em operação nesta período, visando ampliar a capacidade do SUS para exames e cirurgias.

manadeira da materia

Share this content:

Publicar comentário