Carregando agora

Hospital de São Mateus realiza primeira cirurgia cerebral com neuronavegador a laser

Hospital de São Mateus realiza primeira cirurgia cerebral com neuronavegador a laser

Hospital de São Mateus realiza primeira cirurgia cerebral com neuronavegador a laser

O Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), localizado em São Mateus, realizou a primeira cirurgia para retirada de tumor cerebral com auxílio de neuronavegador a laser. O procedimento aconteceu na manhã da última quinta-feira (16), nas instalações do novo Meio Cirúrgico do HRAS. O aparelho é alugado pela unidade ao dispêndio de R$ 384 milénio por ano.

Segundo a gestão do hospital, a primeira cirurgia foi realizada em um paciente idoso do sexo masculino, que deu ingressão no HRAS com queixa de dores de cabeça, confusão mental e fraqueza progressiva no lado esquerdo do corpo. Ao passar por exames de tomografia computadorizada e sonância magnética, foi desvelado um tumor profundo no lado recta do cérebro.

O neurocirurgião Marcelo Altino, responsável pelo procedimento, explicou que o aparelho utiliza imagens captadas em exames de tomografia e sonância magnética para fabricar um planta tridimensional do cérebro do paciente. Dessa forma, o neuronavegador mostra, em tempo real, as áreas cerebrais manipuladas durante a cirurgia, sugerindo vias de entrada mais seguras e menos invasivas para retirada do tumor.

“O neuronavegador localiza o tumor e mostra o ‘caminho’ mais seguro para entrar no cérebro do paciente, tornando o procedimento mais preciso, menos ofensivo e com menos chances de complicações. A cirurgia foi um sucesso e durou muro de 3 horas, tempo considerado pequeno para um procedimento deste porte”, relatou Marcelo Altino.

Posteriormente o procedimento, o tumor foi enviado para estudo. O paciente foi transferido para um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde permanece internado para reparo. Ele está lúcido e clinicamente muito.

Além de ajudar na remoção de tumores cerebrais, o aparelho de neuronavegação pode ser usado para coletar células para biópsia, colocar cateteres intraventriculares e facilitar em cirurgias de pilar.

natividade da materia

Share this content:

Publicar comentário