Impostos acabaram sendo irrelevantes e Trump e eu ficamos amigos, diz Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta terça-feira (23), que o resultado do imposto de 40% sobre produtos brasileiros imposto pelos Estados Unidos acabou sendo “irrelevante” para o Brasil e as discussões sobre o tema geraram uma amizade entre ele e o líder norte-americano, Donald Trump.
Na opinião de Lula, esse é um dos fatores que indicam que o ano “terminou muito” para o Brasil.
“O ano está terminando muito, o preço dos víveres está caindo, as pessoas estão voltando a ter chegada a coisas que ficaram mais caras. Até os impostos que os Estados Unidos impuseram ao Brasil acabaram sendo irrelevantes.disse o presidente durante cerimônia no Palácio do Planalto.
A tensão na relação entre Brasil e Estados Unidos atingiu seu pico entre julho e agosto, quando o governo norte-americano anunciou tarifas sobre produtos brasileiros. Na estação, Trump e seus aliados criticaram o processo golpista no STF (Supremo Tribunal Federalista), em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) acabou réprobo a 27 anos e três meses de prisão.
Em julho, o governo dos EUA também aplicou a Lei Magnitsky contra o ministro que noticiou o caso, Alexandre de Moraes, alegando que ele havia autorizado “prisões preventivas arbitrárias” e agido para suprimir a liberdade de sentença no Brasil.
No dia 12, o magistrado e sua esposa, Viviane Barci de Moraes, foram retirados da lista.
Em setembro, Lula e Trump se reuniram na Reunião Universal da ONU (Organização das Nações Unidas) e o norte-americano afirmou que ele e o PT tinham “óptimo química”.
No início de dezembro, depois relação com Lula, o republicano voltou a manifestar que gosta do presidente brasílio.
“Tivemos uma ótima conversa, conversamos sobre transacção, falamos sobre sanções porque, porquê vocês sabem, eu impus sanções, que têm a ver com certas coisas que aconteceram (…) tivemos uma conversa muito boa. Gostei. Tivemos boas reuniões, porquê vocês sabem e tivemos uma conversa muito boa hoje, sim.”diz Trump.
Share this content:



Publicar comentário