Investigação eleitoral: Scaramussa aparece primeiro de Marianelli na disputa pela prefeitura de Linhares
O cenário da prefeitura de Linhares, setentrião do Espírito Santo, segundo o deputado estadual Lucas Scaramussa (Podemos) lidera a disputa com ampla vantagem sobre o segundo disposto com 45% das intenções de voto. Neste primeiro vez da pesquisa do Ipec sobre o cenário eleitoral na maior cidade do Setentrião do Espírito Santo, divulgada nesta segunda-feira (9). A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 8 de setembro, com 600 entrevistas. O nível de crédito utilizado é de 95% e a margem de erro é de mais ou menos 4 pontos percentuais.
CENÁRIO ESTIMULADO
A coleta de dados refere-se ao cenário estimulado, que é quando os nomes dos candidatos são previamente apresentados aos entrevistados.
Atual prefeito aparece em segundo lugar na pesquisa do Ipec Bruno Marianelli (Republicanos), com 31%. O atual gestor municipal assumiu a presidência municipal em março de 2022, posteriormente Guerino Zanon (PSD) renunciar ao missão de encarregado do Executivo municipal para entrar na disputa pelo governo do Estado nas eleições daquele ano.
Posteriormente, há Maurício Rossoni (PL), que foi lembrado por 8% dos entrevistados, e Galego (PT), com 3% das intenções de voto. Considerando a margem de erro, ambos estão empatados tecnicamente.
Nesse cenário estimulado, 7% dizem que vão votar em branco ou anular o voto, enquanto outros 7% não sabem em quem vão votar ou não responderam.
CENÁRIO ESPONTÂNEO
Na abordagem espontânea, quando os nomes dos candidatos não são informados aos entrevistados, 30% apontam Lucas Scaramussa, seguido por Bruno Marianelli, com 20% das menções, seguido por Mauro Rossoni (4%) e Galego (1%). ). ). A maioria (34%) afirma não saber ou prefere não opinar, enquanto 9% afirma que votará em branco ou nulo e 2% cita outros nomes.
Investigação é registrada na Justiça Eleitoral
O levantamento do Ipec sobre o cenário eleitoral em Linhares foi contratado pela Rede Publicação e está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), sob o protocolo ES-05842/2024.
Share this content:
Publicar comentário