Jaguaré Records 227 confirmou casos de Chikungunya em 2025 e emitiu um aviso para a população
Jaguaré confirmou 227 casos de Chikungunya até 17 de maio de 2025, de contrato com uma pesquisa da 20ª semana epidemiológica. Outros 353 casos ainda estão em estudo. No mesmo período de 2024, nenhum caso foi registrado no município. A situação levou à emissão de um alerta de prevenção à população, concentrando -se no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmitindo a doença.
Desde o início do ano, a cidade notificou 805 casos suspeitos de Chikungunya. O surto atual também inclui 80 casos confirmados de dengue. O secretariado municipal de saúde, por meio da coordenação de vigilância ambiental, está intensificando as ações nos bairros, mormente em SEAC, onde foram encontradas taxas de focos mais altas do mosquito.
“Os agentes do escritório retornaram ao bairro para fazer um belo pente posteriormente nossa última ação na localidade para tentar deslindar surtos e, infelizmente, muitos surtos foram encontrados novamente no bairro, menos de dois meses posteriormente a última ação”. disse o coordenador de vigilância ambiental, Luciano Colatti.
Segundo o coordenador, o bairro SEAC está recebendo reforço nas visitas dos agentes da saúde da comunidade e o uso do sege de fumaça. Ele ressalta que o ciclo de transmissão de Chikungunya é mais rápido que a dengue, pois o mosquito infectado pode transmitir o vírus dentro de sete dias posteriormente a contaminação.
Sintomas e riscos
Chikungunya apresenta sintomas porquê febre súbita, dor de cabeça, dores musculares, manchas da pele, conjuntivite e mormente dor nas articulações – o que pode persistir por meses, dificultando os movimentos do paciente. Em alguns casos, a doença pode levar a desativar por até dois anos.
Estudos indicam que entre 30% e 40% dos pacientes com chikungunya desenvolvem doenças reumáticas autoimunes, porquê artrite, fibromialgia, lúpus e esclerodermia.
Medidas de prevenção
A principal maneira de combater Chikungunya é impedir a proliferação de Aedes Aegypti. O Secretariado aconselha que cada residente verifique semanalmente possíveis locais de reprodução e tomem medidas preventivas, porquê:
• Cubra muito as caixas de chuva e as lixeiras;
• Coloque areia em pratos de vegetalidade;
• Colete o lixo nos quintais e mantenha as calhas limpas;
• Piscinas de cobertura, cisternas e reservatórios de chuva;
• Mantenha os drenos cobertos e os banheiros fechados;
• Higienize bandejas de geladeira, ar condicionado e animais de estimação de animais de estimação.
Share this content:
Publicar comentário