Jogos escolares de ES: a cerimônia de rombo marca o início da período final do estado
A período final dos Jogos Estaduais de Crianças dos Espírito Santo está ensejo. A cerimônia de rombo, realizada na segunda -feira (07), em Sesc de Guarapari, marcou o início da competição, que continua até o próximo sábado (12).
As modalidades coletivas de basquete, futebol, handebol e vôlei serão jogadas, com a participação de 640 estudantes de 12 a 14 anos de redes públicas e privadas do estado, representando 34 municípios. Olhe para as mesas cá.
As equipes de Guarapari obtiveram o sítio depois de lucrar a medalha de ouro nas oito regionais realizadas nos Jogos, que ocorreram entre maio e junho em Afonso Claudio, Baido Guandu, São Francisco Bar, Cachooiro de Itapemirim, Itarana, Iúnna, Ponto Belo e Vila velha.
Na semana passada, ocorreu a período final dos jovens do estado, também em Sesc de Guarapari, que envolve estudantes de 15 a 17 anos. Na juventude, as disputas envolvem equipes municipais. Nas crianças, os confrontos estão entre as escolas. Confira todos os campeões no final do texto.
Fases nacionais
Os campeões do Capixabas selecionam o passaporte para simbolizar o estado nas fases nacionais. Em setembro, em Brasília (DF), será a vez da juventude, nos Jogos da Juventude, organizada pelo Comitê Olímpico Brasiliano (COB); E em outubro, em Uberlânia (MG), de crianças, nos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb), a competição realizada pela Confederação Brasileira de Esportes Escolares (CBDE).
Modalidades individuais
Além das modalidades coletivas, a primeira semana de julho foi a seleção das modalidades individuais. 16 modalidades foram jogadas, as vagas também valem a pena os jogos da juventude e os jogos escolares brasileiros: atletismo, atletismo ajustado, bádminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, karate, breada da Suíça, tênis, mesa de tênis, roda.
Jogos escolares
Os Jogos Escolares do Espírito Santo estão destinados a aumentar a participação de jovens em atividades esportivas em todas as instituições educacionais públicas e privadas do estado, além de promover a ampla mobilização de jovens estudantes de Capixaba em torno de esportes.
A competição também visa promover a prática dos esportes escolares para fins educacionais, permitir a identificação de talentos nas escolas e contribuir para o desenvolvimento integral do aluno porquê um ser social, autônomo, democrático e participante, promovendo o tirocínio completo dos cidadãos, muito porquê a emprego do conhecimento e a expansão das oportunidades de entrada à escola.
Veja quais foram os campeões da categoria juvenil:
BASQUETEBOL
- Mulher – Vila velha
- Varão – Vila velha
Futebol de sala de sala
- Mulher – conceitual da barra
- Varão – Pancas
HANDEBOL
- Mulher – Serra
- Varão – Linhares
VOLEIBOL
- Mulher – Victoria
- Varão – Victoria
Share this content:
Publicar comentário