Jornal britânico inclui Moraes entre as 25 pessoas mais influentes do ano na categoria ‘heróis’
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federalista (STF), foi incluído na lista das 25 pessoas mais influentes do ano elaborada pelo jornal britânico Financial Times e publicada nesta sexta-feira (5). Único brasiliano presente na seleção de 2025, o juiz foi incluído na categoria “heróis”, sendo citado pela publicação porquê figura meão na resguardo das instituições democráticas do país.
Segundo o jornal, a eleição de Moraes se deve ao roupa de ele ter se tornado “um símbolo da democracia e da justiça no Brasil”. A publicação destaca o contexto global, afirmando que a postura do ministro surgiu num momento em que os tribunais supremos de outros países capitularam aos autocratas e as instituições democráticas demonstraram fragilidade face aos líderes populistas e de extrema-direita.
Ação contra 8 de janeiro
O texto do Financial Times destaca o enfrentamento à tentativa de golpe de Estado ocorrida em 8 de janeiro de 2023. A publicação britânica menciona especificamente que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e altos oficiais militares foram presos. “depois um julgamento público e transparente, transmitido em rede pátrio.”
O perfil de Moraes na publicação foi escrito pela historiadora e antropóloga brasileira Lilia Moritz Schwarcz. Embora reconheça o papel do ministro, o texto levanta considerações sobre sua conduta. Schwarcz afirma que a centralidade das decisões de Moraes, somada ao “a utilização de instrumentos jurídicos excepcionais e o vasto alcance de suas ações judiciais”, destaca um “tensão entre firmeza e excesso”.
“Nas democracias, o poder deve estar sempre sujeito a pesos e contrapesos, mesmo quando exercido em nome da proteção.” diz um trecho da postagem.
Metodologia e categorias
A lista das 25 pessoas mais influentes foi definida a partir de consultas a repórteres, colunistas e editores do jornal, que responderam à pergunta: “quem realmente fez a diferença levante ano?” O objetivo, segundo o Financial Times, é reunir pessoas da política, dos negócios, da notícia social, das artes e do desporto cujos talentos e ideias estão a transformar o mundo.
Os nomes foram divididos em três categorias: “criadores”, “líderes” e “heróis”. Na mesma categoria de Moraes estão nomes porquê a atriz e ativista norte-americana Jane Fonda e a escritora canadense Margaret Atwood.
Confira inferior a lista completa publicada pelo jornal:
Heróis
- Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federalista;
- Margaret Atwood, escritora canadense;
- Rory McIlroy, jogador de golfe profissional;
- Lotte Bjerre Knudsen, líder e influenciadora;
- Zak Brown, executivo de automobilismo;
- Jane Fonda, atriz e ativista;
- Dona Rachel (Rachel Griffin Accurso), criadora de teor e educadora infantil.
Líderes
- Jensen Huang, CEO da Nvidia;
- Susie Wiles, líder política e organizacional;
- Safra Catz, executiva;
- Blaise Metreweli, líder institucional e político;
- Stella Li, executiva;
- Peter Thiel, investidor e empresário;
- Zohran Mamdani, político e ativista;
- Nigel Farage, político britânico;
- Margarita Simonyan, jornalista e executiva de mídia;
- David Solomon, líder empresarial;
- Michele Kang, empresária e investidora esportiva.
Criadores
- Cynthia Erivo, atriz e cantora anglo-americana;
- Jonathan Anderson, estilista;
- Ryan Coogler, diretor de cinema e roteirista americano;
- Helen Garner, escritora;
- Rosalía, cantora espanhola;
- Stephen Graham, ator;
- Coelhinho Mau, cantor.
Share this content:



Publicar comentário