Lucia Carmen diz que o STF manterá a resguardo da democracia
O ministro Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federalista (STF), disse na segunda -feira (29) que o Tribunal manterá a resguardo dos valores democráticos durante a presidência do ministro Edson Fachin.
Durante a cerimônia de franqueza do Facchin, o ministro fez um oração em nome do Tribunal e declarou que o Supremo permanecerá inviolado na resguardo da democracia brasileira.
“Remunerar contra a democracia é violar a Constituição, perder o reverência pela cidadania, enfraquecer o estado de recta, martyte o pretérito e aqueles que lutaram pelos direitos que podemos gozar hoje, ainda frustrando um horizonte mais humanitário e pacífico”disse.
O ministro também citou o contexto histórico da mudança de comando no Tribunal, no meio do julgamento da trama do golpe, pelo qual o ex -presidente Jair Bolsonaro e os Aliados foram condenados aos Estados Unidos contra os ministros do STF.
“Isso pode ser outra posse, mas neste caso a posse de novos líderes de STF tem o tom mais possante da sisudez peculiar do momento testado no mundo e principalmente em nosso país”.comentou.
Cármen Lúcia também elogiou o trabalho do ministro Alexandre de Moraes, jurado uma vez que vice -presidente, no relator de demandas no enredo de golpes. Moraes era o principal objetivo das sanções dos EUA.
“Moraes continua sendo a mesma firmeza nas situações mais complexas, não é tocada pelo desconforto, mesmo para o humor de Agrio”preenchido.
Fachin e Moraes serão responsáveis pela Suprema Galanteio nos próximos dois anos. Fachin também acumulará o papel do Presidente do Juízo Pátrio de Justiça (CNJ).
*Com Escritório Brasil
Share this content:
Publicar comentário