Lula confirma ir ao Uruguai para o funeral de Mujica posteriormente o retorno da China
O presidente Luiz Inacio da Silva irá para o funeral do ex -presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, que morreu na terça -feira (13), aos 89 anos.
Mesmo na China, onde é completamente visitado, Lula deu uma conferência de prensa ao brasílio, chinês e outros, no qual ele confirmou a viagem para se despedir de seu velho companheiro.
“Pretendo ir a Brasília, ir ao funeral de Pepe Mujica, porque pelo menos temos que fazer isso é adeus às pessoas que nos serviram porquê referência para nós, com mostra de muito O presidente disse.
Em seguida a entrevista em Pequim, Lula e sua comitiva eles entraram no Brasil, programados para chegar na noite de quarta -feira (14).
O funeral de Mujica ocorrerá no palácio legislativo de Montevidéu, a partir de amanhã.
Anteriormente, Lula já havia falado sobre uma nota solene sobre a morte de Mujica, destacando seu legado político e social. Na conferência de prensa, ele reforçou a homenagem à memória do ex -presidente uruguaio, que passou 12 anos na prisão por perseguição política durante a ditadura no país vizinho.
“Pepe Mujica was not just a Leftist Militant, to Senator, A Deputy Or a President of the Republic of Uruguay. Pepe Mujica was a Vary Important President for Democracy, for the progressive sectors of society, to the left. Because if he had not ben born, he would had an Example of A Human Being, with a Lot of respect, with a lot of respect, with a lot of respect, with a lot of respect courage “ declarou Lula.
A última reunião entre os dois ocorreu na herdade Mujica, em torno de Montevidéu, no final do ano pretérito. Naquela idade, Lula concedeu ao Uruguai a Ordem de Cruzeiro do Sul, a maior honra concedida pelo Estado Brasílio a cidadãos estrangeiros.
“A última vez que o vi, sentado comigo, ele me disse: ‘Lula, estou saindo’. E com a maior serenidade e tranquilidade, ele me disse que era mal ele governava o Uruguai”. Ele disse ao presidente. “Difícil encontrar duas ou três pessoas no mundo com seu caráter e honra (Mujica)”, finalizado.
Devido à morte de Mujica, o presidente interino, Geraldo Alckmin, decretou um luto solene de três dias no Brasil.
Share this content:
Publicar comentário