Lula decreta o duelo solene de sete dias pela morte do papa Francisco
O presidente Luiz Inacio da Silva decretou na segunda -feira (21) o luto solene de sete dias em homenagem ao papa Francisco. No caso, o presidente destacou o legado do pontífice prateado Jorge Mario Bergoglio e lamentou profundamente a perda de uma “voz de reverência e muito -vindo aos outros”.
Lula enfatizou que Francisco viveu e espalhou valores uma vez que paixão, tolerância e solidariedade.
“Porquê ensinado na reza de São Francisco de Asís, o papa procurou incansavelmente trazer paixão onde existia o ódio. A União, onde havia discórdia”.esses.
O presidente também destacou o desempenho do papa nas questões centrais da agenda social e ambiental global. Segundo ele, com simplicidade, coragem e empatia, Francisco trouxe ao Vaticano o debate sobre as mudanças climáticas e denunciou modelos econômicos que geram injustiça e desigualdades.
“Sempre foi disposto com aqueles que mais precisam: os pobres, refugiados, jovens, idosos e vítimas de guerras e todas as formas de preconceito”.Lula disse.
O presidente também se lembrou das reuniões que teve com o papa, ao lado da primeira -dama Janja da Silva, uma vez que momentos de afeto e compartilhamento de ideais comuns. “Poderíamos compartilhar nossos ideais de silêncio, paridade e justiça. Ideal que o mundo sempre precisou. E sempre precisará dele”.esses.
No final da nota, o presidente queria conforto a todos aqueles que sofreram a perda do líder religioso. “O santo pai vai, mas suas mensagens continuarão sendo gravadas em nossos corações”concluído.
Ter um compromisso
O presidente Lula e o Papa Francis se conheceram oficialmente três vezes. A primeira reunião ocorreu em 13 de fevereiro de 2020 no Vaticano. A reunião privada foi realizada na Vivenda Santa Marta, onde o papa geralmente recebe convidados em um envolvente mais reservado e informal. Por muro de uma hora, eles conversaram sobre a valimento da solidariedade, a luta contra as desigualdades e a construção de um mundo mais justo e fraterno.
Já escolhido, Lula novamente se encontrou com o pontífice em 21 de junho de 2023, também no Vaticano. Naquela quadra, além de reafirmar as amizades, eles discutiram questões da agenda global, uma vez que a promoção da silêncio, a preservação ambiental e a luta contra a lazeira e a pobreza. O presidente convidou o Papa Francisco a visitar o Brasil, principalmente durante a celebração da circulação de Nazaré em Belém (PA).
A terceira reunião ocorreu em 14 de junho de 2024, durante a cúpula do G7, realizada na região da Apúlia, no sul da Itália. O Papa participou pela primeira vez uma vez que orador do evento, destacando a premência de um uso ético da perceptibilidade sintético e condenando o desenvolvimento de armas autônomas letais. Em uma reunião privada, Lula e Francisco discutem novamente questões uma vez que a luta contra a lazeira, a promoção da silêncio e a premência urgente de reduzir as desigualdades globais
Em fevereiro deste ano, Janja teve uma novidade reunião com o Papa Francisco no meio de uma viagem a Roma para a Confederação Global contra a lazeira e a pobreza. Durante a reunião, ele agradeceu às sentenças de saúde de Lula e compartilhou com as reflexões do papa sobre a situação de mulheres e meninas afetadas pela lazeira e pela pobreza.
Leia também:
Lembre -se da visitante do Papa Francisco ao Brasil
Share this content:
Publicar comentário