Lula diz que eleições de 2026 serão limpas e sem “pranto”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (18) que as eleições de 2018 serão limpas e “democráticas”. Sem referir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réprobo por participação em trama golpista, o PT afirmou que “aqueles drogados que governaram” O Brasil não voltará ao poder.
“Haverá eleições limpas e democráticas, todos participarão, não haverá patrulhas rodoviárias que proíbam os eleitores de votar, não haverá denúncias de urnas falsas. Democracia é assim: quem quiser concorrer, ganha quem puder (…) Não há reclamações”esses.
A enunciação de Lula ocorreu durante a cerimônia de inauguração de uma ponte que liga o estado do Pará ao Tocantins, em São Geraldo do Araguaia.
Embora não tenha citado ninguém nominalmente, a fala do petista faz referência a diversos episódios ocorridos durante a disputa eleitoral de 2022.
Uma delas foram as operações realizadas pela PRF (Polícia Rodoviária Federalista) no transporte coletivo da região Nordeste, no dia do 2º vez. As operações teriam moroso a movimentação dos eleitores.
Segundo a Polícia Federalista, mais de 2 milénio ônibus foram parados para impedir que os eleitores de Lula chegassem aos locais de votação. A estratégia foi incluída pela PGR (Procuradoria-Universal da República) na denúncia sobre o projecto golpista, que visava manter Bolsonaro primeiro do Planalto.
Outro incidente citado na fala de Lula foi a suposta denúncia que questionava o funcionamento das urnas eletrônicas. Na estação, o PL (Partido Liberal) – {sigla} de Bolsonaro – apresentou uma auditoria que falava do “mau funcionamento” dos aparelhos.
Share this content:



Publicar comentário