Carregando agora

Lula é o vigésimo encarregado de estado honesto da Ateneu Francesa

Lula é o vigésimo chefe de estado honesto da Academia Francesa

Lula é o vigésimo encarregado de estado honesto da Ateneu Francesa

O presidente Luiz Inacio da Silva foi homenageado nesta quinta -feira (5), pela Ateneu Francesa em Paris.

“Considero essa deferência ao reconhecimento ao Brasil e ao povo brasílio, que recebemos com grande gratidão e orgulho”Lula escreveu em publicação sobre redes sociais.

A ateneu foi criada em 1635 e, em quase 400 anos de história, somente 19 outros chefes de estado foram homenageados em uma sessão solene. Antes de Lula, o único brasílio reconhecido por honra havia sido Dom Pedro II em 1872. A instituição tem uma influência significativa na cultura francesa e, além de regular o linguagem francesismo, os prêmios prêmios em várias áreas.

Os membros da Ateneu Francesa examinaram a vocábulo “multilateralismo”, que pressupõe a paridade soberana entre as nações, em homenagem ao presidente brasílio. O termo ainda não aparece no léxico da instituição.

“A grande inovação introduzida posteriormente 1945 é sintetizada no sufixo ‘ISM’, adicionada à vocábulo multilateral. Esse término traduz a intenção não somente para descrever uma verdade, mas para se concentrar nela”.Lula disse em um exposição na ateneu.

O presidente brasílio insiste na resguardo do multilateralismo, ou seja, a interação na qual os países se reúnem para encontrar soluções coletivas para problemas comuns em várias áreas, uma vez que urgência climática, transacção global ou guerras.

“O multilateralismo foi decisivo no processo de descolonização, na proibição de armas químicas e biológicas, a certeza dos direitos humanos, a promoção do livre transacção, a proteção do meio envolvente e a solução de vários conflitos em todo o mundo. Infelizmente, estamos esquecendo essas lições”.O presidente disse.

“É insustentável manter ilhas de tranquilidade e prosperidade cercadas por violência e miséria”Lula disse, citando os conflitos de hoje.

Para o presidente, é necessário melhorar as democracias no nível interno de países e multilateralismo em nível extrínseco.

“Estes são os dois lados da mesma visão de mundo, com base no diálogo e reverência à pluralidade”.esses.

Comunidade brasileira
Posteriormente a cerimônia, Lula se reuniu com membros da comunidade brasileira na França, no Recomendação da Cidade de Paris, pelo invitação da prefeita Anne Hidalgo. Lá, ele também comentou o tributo na Ateneu Francesa.

“Fiquei orgulhoso porque sou cidadão de que não sou acadêmico, não tenho um diploma universitário, tenho um curso primitivo e um curso técnico em Senai, no Brasil. Sou um turner mecânico por profissão e tenho orgulho de ter trazido uma vocábulo para enriquecer o léxico francesismo, que é a vocábulo multilateralismo.Lula disse em um exposição na reunião.

O presidente destacou as realizações de seus governos, uma vez que expandir o chegada ao ensino superior e tirar o Brasil do planta da penúria e tutorar a democracia brasileira.

“Há muitas pessoas que dizem que o parlamentarismo é melhor no Brasil, mas eu nunca seria eleito primeiro -ministro dentro do Congresso Vernáculo. Portanto, a única oportunidade que tenho é exatamente as pessoas de votar”.esses.

“É por isso que sou o único brasílio que tenho três mandatos na presidência da República escolhida diretamente pelas pessoas. Isso se orgulha de andejar pelo mundo lutando contra a desigualdade”..

Para o presidente Lula, é necessário “fornecer as pessoas políticas responsáveis”, pois somente o estado pode prometer oportunidades para todos.

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, enfatizou que Lula é uma “mito viva de um país lendário” que encontrou sua “força fenomenal” na indignação da miséria.

“Nesse sentimento, ainda virgem, sempre vivo, sempre empolgado com a repudiação da injustiça, que afeta o anônimo, o mais humilde, aqueles que mais merecem, os sem terreno, a exploração de uma sociedade de desigualdades”.disse.

“Para eles, o Senhor devotado à sua vida, sua vida de combate, luta, dor, lutas políticas e sindicais e ouvindo atentas. Eles não tinham voz e o Senhor decidiu falar em seu nome para que finalmente soubessem que foram ouvidos”.preenchido.

Entre os presentes na reunião estavam a Brasileira Lélia Salso, a viúva do fotógrafo Sebastião Salso e Ana Lúcia Paiva, filha de Eunice Paiva e ex -vice -rubens Paiva, morta pela ditadura militar no Brasil. Os dois vivem na França.

Lula está em uma visitante de estado ao país europeu e até a próxima terça -feira (10) tem várias atividades programadas.

Nesta quinta -feira, o presidente, o presidente foi recebido pelo presidente francesismo, Emmanuel Macron, quando assinou 20 acordos bilaterais nas áreas de saúde, segurança pública, instrução e ciência e tecnologia.

natividade da materia

Share this content:

Publicar comentário