Carregando agora

Lula ficou “surpreso” com falta de informações sobre operação, diz ministro

Lula ficou “surpreso” com falta de informações sobre operação, diz ministro

Lula ficou “surpreso” com falta de informações sobre operação, diz ministro

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta quarta-feira (29) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficou “desgostoso” e “surpreendido” com a megaoperação que deixou 119 mortos no Rio de Janeiro na terça-feira (28).

“O presidente ficou chocado com o número de incidentes fatais e também surpreso que uma operação dessa magnitude tenha sido lançada sem o conhecimento do governo federalista, sem qualquer possibilidade de envolvimento do governo federalista de alguma forma.”disse Lewandowski posteriormente reunião com Lula e os ministros no Palácio da Alvorada.

Participaram também da reunião realizada na residência solene do Presidente da República:

  • Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro da Indústria
  • Gleisi Hoffmann, ministra das Relações Institucionais
  • Sidônio Palmeira, Ministro da Secretaria de Informação Social
  • Rui Costa, Ministro da Moradia Social
  • Macaé Evaristo, Ministro dos Direitos Humanos
  • Anielle Franco, Ministra da Paridade Racial
  • Ricardo Lewandowski, Ministro da Justiça e Segurança Pública
  • Andrei Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federalista

Questionado sobre a possibilidade de preceituar uma operação de GLO (Garantia da Lei e da Ordem), Lewandowski destacou que esse tipo de mecanismo é multíplice e deve ser solicitado, antes de tudo, pelo governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL).

“A Operação GLO, que se refere à Garantia da Lei e da Ordem, deve primeiro ser solicitada formalmente pelo governador (Cláudio Castro). Não é uma ação espontânea do governo federalista ou do Presidente da República”reiterou o superintendente da Justiça e Segurança Pública.

Uma delegação do governo federalista, da qual Lewandowski faz secção, segue esta tarde para o Rio de Janeiro, onde pretende se reunir com Castro e autoridades locais no Palácio Guanabara. Existe a possibilidade de Lula conversar remotamente com o superintendente do Executivo fluminense.

natividade da materia

Share this content:

Publicar comentário